Show simple item record

dc.contributor.authorAraujo, Ayni Estevão de
dc.date.accessioned2016-10-20T18:35:39Z
dc.date.available2016-10-20T18:35:39Z
dc.date.issued2016-05-19
dc.identifier.citationARAUJO, Ayni Estevão de. Entre manas e manos : uma etnografia com o movimento de mulheres do hip hop e a casa do hip hop Sanca. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8012.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8012
dc.description.abstractIn this study, hip hop is shown as a culture in permanent movement. The objective of the study is to identify constitutional factors of the hip hop culture. The study design includes field work focusing on female hip hoppers from São Paulo and São Carlos House of Hip Hop institution. Activities from these two groups were observed and the dynamics of the working functionality of the groups were described. There were also descriptions of interactions between different mobilization forms and their influences, performed by the active characters involved in this process. It was observed that the political awareness between the study groups is shaped throughout the characteristics of the speech of the hip hoppers and their practical actions. Therefore, this study concludes that there were two distinct mobilization manners on the way the two groups experience hip hop culture. However, this process is constantly renovated by the interactions and simultaneous affect from between the groups.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectHip hoppor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectGendereng
dc.subjectRaceeng
dc.subjectPoliticseng
dc.titleEntre manas e manos : uma etnografia com o movimento de mulheres do hip hop e a casa do hip hop Sancapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Villela, Jorge Luiz Mattar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8301325600502054por
dc.description.resumoNesta pesquisa, apresento o hip hop como uma cultura em constante movimento. A partir das percepções do campo realizado concomitantemente entre mulheres do hip hop em São Paulo e a construção da Casa do Hip Hop em São Carlos, propus-me a compreender a constituição dessa cultura através de suas mobilizações. Da observação que se dá através de meu posicionamento entre dois movimentos, o que procuro é captar a dinâmica do funcionamento dessa cultura, que é revelada por meio das formações, intersecções e mútua influência entre as diferentes formas de mobilização e instrumentalização realizada por seus agentes. Entre os dois movimentos, é a própria noção de política que é delineada através de práticas e discursos das(os) hip hoppers. Trata-se, enfim, de duas formas distintas de movimentação de uma mesma cultura que, apesar de estarem em constante processo de construção, dialogam entre si e afetam-se simultaneamente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8760220684526820por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record