dc.contributor.author | Roethig, Camila | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T14:10:26Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T14:10:26Z | |
dc.date.issued | 2016-03-18 | |
dc.identifier.citation | ROETHIG, Camila. Percepções de professores iniciantes de Geografia sobre o trabalho de campo na escola: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8449. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8449 | |
dc.description.abstract | Resumo em inglês não informado pelo autor. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Professores - formação | por |
dc.subject | Teachers - In-service training | eng |
dc.subject | Teachers, Training of | eng |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Geography - Study and teaching | eng |
dc.subject | Professor iniciante | por |
dc.subject | Teacher beginner | eng |
dc.subject | Trabalho de campo | por |
dc.subject | Fieldwork | eng |
dc.title | Percepções de professores iniciantes de Geografia sobre o trabalho de campo na escola: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Perceptions of beginning teachers of Geography on fieldwork in school - A case study | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Carlos Henrique Costa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5444248390841543 | por |
dc.description.resumo | O tema desta dissertação de mestrado em educação é sobre o Trabalho de Campo na formação do licenciado em Geografia e na sua atuação docente. O seu objeto de estudo é a interpretação das falas dos professores iniciantes de Geografia, egressos da UFSCar (turmas: 2009, 2010), à luz da bibliografia que o trabalho traz e orientada pelos métodos da pesquisa qualitativa em educação (BOGDAN, BIKLEN). Nesta perspectiva de pesquisa, o estudo de caso é o melhor caminho para a condução deste trabalho, tendo como principal instrumento de produção de dados a entrevista (LÜDKE, ANDRÉ). Objetiva investigar de que maneira os professores de Geografia iniciantes interpretam o Trabalho de Campo na sua graduação e na atuação na educação básica. Para isso tem como objetivos específicos: identificar e localizar os egresso da licenciatura em Geografia da UFSCar – Sorocaba, atuantes na educação básica, especialmente os que realizaram atividades extra-sala de aula (ou a tentaram em algum momento do seu percurso profissional); entender de que modo o Trabalho de Campo contribuiu para a formação do egresso, professor iniciante de Geografia; e clarificar as contribuições das atividades de Trabalho de Campo da graduação para a prática do professor iniciante de Geografia. Alguns autores foram elencados paras as discussões de fundamentação teórica e dialogo com as interpretações dos sujeitos de pesquisa, entre os quais: Fiori, Girotto, Pontushchka, Cavaco e Loureiro. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9126914555808328 | por |