Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Mariana Martha de Cerqueira
dc.date.accessioned2017-03-06T17:08:52Z
dc.date.available2017-03-06T17:08:52Z
dc.date.issued2014-08-20
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Martha de Cerqueira. Africanidades e educação popular: uma análise de propostas e vivências pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8539.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8539
dc.description.abstractThis dissertation is about a survey that had the intention of reassuring the importance of approaching african and afro-brazilian history and culture in educational processes as from the dialogues between and with the black movement and relating brasilian´s africanidades to popular education perspective. Through the research action-participant methodology this work gathered and analysed interviews with local black leaderships that along with other historic sources provided our research material. Therefore, our group reserchead the contemporary black movement of Sorocaba city as well the educational experiences developed by them in the fifties of XX century. This survey was organized with the intention of revealing how by them could contribute to bring alive the application of Act 10.639/03.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectÁfrica - históriapor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectMovimento negropor
dc.subjectBlack movementeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectSocial movementseng
dc.titleAfricanidades e educação popular: uma análise de propostas e vivências pedagógicas de movimentos negros em Sorocabapor
dc.title.alternativeAfricanidades and popular education: the analysis of propositions and pedagogy experiences from black movements at Sorocabaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084por
dc.description.resumoEssa dissertação trata-se de uma pesquisa que teve a intenção de reafirmar a importância de se abordar história e cultura africana e afro-brasileira em processos educativos a partir de diálogos estabelecidos entre e com o movimento negro e relacionando a perspectiva da educação popular às africanidades brasileiras. Utilizando a metodologia da pesquisa participante este trabalho reuniu e analisou entrevistas com lideranças negras locais que, juntamente com outras fontes históricas, forneceram nosso material de pesquisa. Para tanto, nosso grupo pesquisou o movimento negro atuante na cidade de Sorocaba no início deste século XXI, bem como propostas educativas destes mesmos movimentos desenvolvidas a partir da segunda metade do século XX. Esta pesquisa foi organizada com o intuito de revelar como experiências educativas desenvolvidas pelos movimentos negros podem contribuir para tornar viva a aplicação da Lei 10.639/03.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6083262350667325por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record