Show simple item record

dc.contributor.authorMello, Patricia de
dc.date.accessioned2017-05-02T18:06:32Z
dc.date.available2017-05-02T18:06:32Z
dc.date.issued2015-06-24
dc.identifier.citationMELLO, Patricia de. Análise de artigos brasileiros sobre indisciplina, violência e ato infracional na escola : base Scielo 1998-2014. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8698.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8698
dc.description.abstractThis work consists in a thesis and is intended to contribute to the educational system and the theoretical and practical advancement that interfaces between the two concepts, with support from the “dialogue” category. The researcher makes use of authors specialized in areas such as law and education to present reflections on the dialogical approach among them. Supported by the methodology of content analysis proposed by Bardin (2011), based on bibliographic research, seeks to demonstrate that progress toward better relations in school is more promising when it takes the path of dialogue. Thereby, adopts Freire’s theory as the theoretical reference of the study. The thesis is entitled “Analysis of Brazilian articles on indiscipline, violence and offenses at school: SciELO base 1998-2014”, because it identifies the actual reality inside the schools and the scholar community, that is exposed daily in the media. The question that is proposing to investigate is: what are the literature contributions that address the relationship between offense and indiscipline in schools, highlighting the mediation of the dialogue category? The aim of the research is to indicate literature contributions to address the relationship between offense and indiscipline in schools, by mediating the dialogue category. To do so, it was necessary to focus on the concepts of indiscipline, offenses and dialogues in school; highlighting, based on some of Freire’s works, concepts that contribute to the dialogic approach of the conflicts in schools; analyzing papers published in Brazilian journals of reference about the relationship established between indiscipline and offenses.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectAto infracionalpor
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectLaweng
dc.subjectIndisciplineeng
dc.subjectOffenseseng
dc.titleAnálise de artigos brasileiros sobre indisciplina, violência e ato infracional na escola : base Scielo 1998-2014por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mello, Roseli Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5233854244313683por
dc.description.resumoEste trabalho constitui-se numa tese e tem como intenção contribuir com os sistemas educativos e com o avanço teórico-prático das interfaces entre os dois conceitos, com apoio da categoria “diálogo”. A pesquisadora lança mão de autores das áreas de direito e educação para apresentar reflexões sob o enfoque dialógico entre eles. Amparada na metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), com base em pesquisa bibliográfica, busca demonstrar que o avanço para a melhoria das relações na escola é mais promissor quando se assume o caminho do diálogo. Assim, adota a teoria freireana como referencial teórico do estudo. A tese está intitulada “Análise de artigos brasileiros sobre indisciplina, violência e ato infracional na escola: base SciELO 1998-2014”, porque identifica a atual realidade dentro da escola e na comunidade escolar, exposta diariamente na mídia. A questão que se propôs investigar foi: quais as contribuições da literatura para a abordagem da relação entre ato infracional e indisciplina na escola, com destaque para a mediação da categoria diálogo? O objetivo da pesquisa é indicar contribuições da literatura para a abordagem da relação entre ato infracional e indisciplina na escola, tendo por mediadora a categoria diálogo. Para tanto, precisou enfocar o entendimento dos conceitos de indisciplina, ato infracional e diálogo na escola; destacar, de algumas obras de Freire, conceitos que contribuam para a abordagem dialógica dos conflitos na escola; analisar artigos publicados em revistas brasileiras de referência sobre a relação estabelecida entre indisciplina e ato infracional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6672292717308651por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record