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dc.contributor.authorDivardin, Danielle de Carla
dc.date.accessioned2017-06-05T14:18:37Z
dc.date.available2017-06-05T14:18:37Z
dc.date.issued2016-02-26
dc.identifier.citationDIVARDIN, Danielle de Carla. O audiovisual educativo no Brasil : um estudo de caso sobre a produção dos conteúdos digitais para o PNLD 2014. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8825.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8825
dc.description.abstractWe are living in a special moment of changes in the processes of communication, acquisition and production of knowledge provided by technological advances in information technology and telecommunications. The new forms of perception and building of knowledge have a direct effect on education. Schools, both private and public, try to adapt to this new reality by introducing digital technologies into educational practices. However, the use of educational technologies is not just about using the computer or the Internet. Cinema, radio and television have been used as tools to support education for a long time. Our starting point is a historical contextualization of the use of audiovisual technologies in education in Brazil to understand how these resources were included in teaching and learning practices along the years. We note a number of problems that are repeated and that disclose the technocratic and instrumental conception of the State regarding these resources. The revision of the historiographic aspect provides the basis for the understanding of the current production of digital educational contents, discussed in more detail through the case study on the production of Digital Educational Objects (OEDs) for the National Textbook - PNLD 2014. The public notice of PNLD 2014, for the first time included the delivery of multimedia content incorporated into printed textbooks. At this stage, consultations were carried out with several professionals involved in the format of the notice as well as in the production of OEDs (publishing houses and audiovisual producers) and in the evaluation of the objects. Also, consultations were carried out with the Electronic System for Citizen Information Service (e-SIC) and the data available on the FNDE website. With this analysis, we intend to understand the relations established in the editorial and audiovisual production market to meet the demand of the State, to investigate the production process of the objects and to identify the reasons that led to the discontinuity of this initiative.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPlano Nacional Livro Didáticopor
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleO audiovisual educativo no Brasil : um estudo de caso sobre a produção dos conteúdos digitais para o PNLD 2014por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sá Neto, Arthur Autran Franco de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055550097454248por
dc.description.resumoVive-se um momento de mudanças nos processos de comunicação, aquisição e produção do conhecimento propiciados pelos avanços tecnológicos da informática e das telecomunicações. As novas formas de percepção e construção do conhecimento repercutem diretamente na educação. As escolas, tanto privadas como públicas, tentam se adaptar a essa nova realidade introduzindo as tecnologias digitais nas práticas educativas. No entanto, o uso de tecnologias educativas não se resume somente ao uso do computador ou da Internet. O cinema, o rádio e a televisão são usados como ferramentas de apoio à educação há bastante tempo. Partimos de uma contextualização histórica da utilização das tecnologias audiovisuais na educação no Brasil, para compreender de que forma esses recursos foram inseridos nas práticas de ensino e aprendizagem ao longo dos anos. Observamos uma série de problemas que se repetem e que revelam a concepção tecnocrática e instrumental do Estado em relação a esses recursos. A revisão de caráter historiográfico fornece as bases para a compreensão da produção atual de conteúdos educacionais digitais, discutida mais detalhadamente por meio do estudo de caso sobre a produção de Objetos Educacionais Digitais (OEDs) para o Plano Nacional Livro Didático - PNLD 2014. O edital do PNLD 2014, pela primeira vez, incluiu a entrega de conteúdos multimídias incorporados aos livros didáticos impressos. Nessa etapa, foram realizadas entrevistas com diversos profissionais envolvidos tanto na formatação do edital, como na produção dos OEDs (editoras e produtoras de audiovisual) e na avaliação dos objetos. Também foram realizadas consultas ao Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e aos dados disponibilizados no site do FNDE. Pretendemos com essa análise compreender as relações que se estabeleceram no mercado editorial e de produção audiovisual para atender à demanda do Estado, investigar o processo de produção dos objetos e identificar as razões que levaram à descontinuidade dessa iniciativa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3438363871986461por


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