Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Danielle Felisberto de
dc.date.accessioned2017-06-05T14:28:48Z
dc.date.available2017-06-05T14:28:48Z
dc.date.issued2017-02-16
dc.identifier.citationSOUZA, Danielle Felisberto de. Movimento negro de São Carlos e a UFSCar : a extensão universitária sobre relações étnico-raciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8826.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8826
dc.description.abstractThe present work had as its objective discussing the relationship between the Black Movement and the university, through the axis of university extension, analyzing the extension activities that deal with the subject of racial and ethnic relations and from the perspective of representatives of groups of the black movement of São Carlos and UFSCar members. In this work, we attempted to answer the question: what are the advances and limits of the UFSCar extension activities for the groups of the Black Movement of São Carlos, involving the theme of racial and ethnic relations? We used qualitative methodology, divided in the stages of bibliographical survey, interviews, analysis and interpretation of the data. This work allowed us to reflect, discuss and study the advances and limits of the role of the university in the relation with the community, through extension. It is perceived that this relationship is permeated by many contributing elements moving the dialogue forward or backward and that it is necessary to understand the university from the totality in which it is inserted. The university has a fundamental role in making a historical, sociological and political survey of the situation of black people, formulating actions, giving new meanings to historical stigmas, and strengthening the relationship with the external community through teaching, research and extension. However, this relationship is limited by the political sphere, since it is through this sphere that it will be possible to implement public policies. Thus, the university must be attentive to those actions that can contribute to the separation and non-belonging of the external community. Extension can serve as a mechanism to reinforce social inequality, and the actions that contribute to the transformation end up being restricted only those teachers who already had a social commitment. Therefore, it is necessary to have a constant reflection on this relation so that the university assumes its social commitment.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectUFSCarpor
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectMovimento negropor
dc.subjectRacial and ethnic relationseng
dc.subjectBlack movementeng
dc.subjectUniversity extensioneng
dc.titleMovimento negro de São Carlos e a UFSCar : a extensão universitária sobre relações étnico-raciaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Manoel Nelito Matheus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486910967478337por
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo discutir a relação entre Movimento Negro e universidade, pelo eixo da extensão universitária, analisando as atividades de extensão que tratam a temática das relações étnico-raciais e sob o olhar de representantes de grupos do movimento negro de São Carlos e de membros da UFSCar. Neste trabalho, buscou-se responder à questão: Quais são os avanços e limites das atividades de extensão da UFSCar para os grupos do Movimento Negro de São Carlos envolvendo a temática das relações étnico-raciais? A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, dividida nas etapas de levantamento bibliográfico, entrevistas, análise e interpretação dos dados. Este trabalho proporcionou refletir, dialogar e estudar os avanços e limites do papel da universidade na relação com a comunidade, via a extensão. Percebe-se que essa relação é permeada por muitos elementos que contribuem para que o dialogo avance ou retroceda, e que é necessário compreender a universidade a partir da totalidade em que ela está inserida. A universidade tem o papel fundamental em fazer um levantamento histórico, sociológico, político da situação do negro, formular ações, dar novos significados para estigmas históricos e estreitar a relação com a comunidade externa, via ensino, pesquisa e extensão. No entanto, esta relação é limitada pela esfera política, dado que é por meio dela que será possível implementar as políticas públicas. Por isso, a universidade deve estar atenta às suas ações que podem contribuir para o distanciamento e não pertencimento da comunidade externa. A extensão pode servir como um mecanismo de reforçar a desigualdade social se as ações que contribuem para a transformação acabarem ficando restritas apenas àqueles professores que já tinham um comprometimento social. Portanto, é preciso haver uma reflexão constante sobre essa relação para que a universidade assuma o seu compromisso social.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1666020909514887por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record