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dc.contributor.authorBraga Júnior, Antonio Erlindo
dc.date.accessioned2017-08-08T18:29:03Z
dc.date.available2017-08-08T18:29:03Z
dc.date.issued2017-02-22
dc.identifier.citationBRAGA JÚNIOR, Antonio Erlindo. Sistema produto-serviço e servitização : pesquisa-ação em uma empresa de manufatura engineer to order. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8944.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8944
dc.description.abstractThe Product-Service System (PSS) presents to companies a single value offer to the combination of products and services designed to meet the customer demands. The PSS has been a rising alternative for manufacturing companies that seek primarily to improve their competitiveness in an increasingly undifferentiated market. There is a growing interest in the PSS development, as shown in the increasing number of publications, in Brazil and abroad, that produces diverse approaches on the subject. Conversely, several authors on this field report a lack of research on the PSS development, with little information on how the designing process change in supplying a pure product instead of supplying a product combined with a service. Recently, many methods and tools for the construction of PSS have been developed; however, there are no records on how to use these means concretely in the design process. There are successive recommendations on how to build a body of knowledge to eliminate this hiatus in the literature. The purpose of this thesis is to develop guidances on the implementation of PSS in manufacturing companies migrating from a pure product offering to a product-service one by an Action-Research method. In order to do so, a PSS was implemented in a manufacturing company that works on an engineer to order model, and from that starting point, a set of guidances was developed to aid on future implementations, as well as on future researches. As a result, we also found two unforeseen steps in the original PSS development method: the preparatory step and the post-development step, which are pertinent steps for the increase of the process’ effectiveness increase. These results provide a more robust PSS development process and will facilitate the work of future PSS developers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectSistema produto-serviçopor
dc.subjectServitizaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento de sistemas produto-serviçopor
dc.subjectImplantação de sistemas produto- serviçopor
dc.subjectProduct-service systemeng
dc.subjectServitizationeng
dc.subjectPSS developmenteng
dc.subjectPSS implementationeng
dc.titleSistema produto-serviço e servitização : pesquisa-ação em uma empresa de manufatura engineer to orderpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Toledo, José Carlos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421627326330417por
dc.description.resumoO Sistema Produto-Serviço (SPS) apresenta em uma única oferta de valor a combinação simultânea de produtos e serviços concebidos para atender às demandas do cliente da empresa. O SPS tem sido uma alternativa em ascensão para as empresas de manufatura que buscam, principalmente, aumentar a sua competitividade em mercados cada vez mais indiferenciados. Pelo viés da pesquisa acadêmica também se observa interesse crescente em relação ao tema, em virtude do aumento do número de publicações na área, tanto no Brasil quanto no exterior, assim como abordagens diversificadas sobre o assunto. Em contrapartida, diversos pesquisadores mencionam em suas publicações a insuficiência de investigação sobre o desenvolvimento do SPS, havendo pouca informação sobre como ocorre o processo de concepção da mudança na oferta de produto puro para a oferta de um produto combinado com um serviço. Muitos métodos e ferramentas para a construção de SPS foram desenvolvidos, entretanto não se observa registros de como usar estes meios concretamente no processo de projeto, havendo sucessivas recomendações para se construir um corpo de conhecimento para eliminar este hiato na literatura. O objetivo desta tese é desenvolver proposições para orientar a implantação de SPS em empresas de manufatura que desejarem migrar de uma oferta de produto puro para uma oferta produto-serviço, por meio de uma Pesquisa- Ação. Para tanto, foi implantado um SPS em uma empresa que trabalha no modelo engineer to order e, a partir da ação, foi elaborado um grupo de proposições para a orientação de futuras implantações, assim como para utilização em outras pesquisas. Também foi obtido como resultado a inclusão de duas etapas não previstas no método de desenvolvimento de SPS original e que se mostraram pertinentes para o aumento da eficácia do processo: a etapa preparatória e a etapa de pós-desenvolvimento. Estes resultados tornam mais robusto o processo de desenvolvimento de um SPS e facilitarão o trabalho de futuros desenvolvedores de SPS.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8478692351015234por


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