Show simple item record

dc.contributor.authorCamargo, Daniele Marcelo
dc.date.accessioned2017-08-09T17:33:58Z
dc.date.available2017-08-09T17:33:58Z
dc.date.issued2016-12-19
dc.identifier.citationCAMARGO, Daniele Marcelo. A pós-graduação no Brasil e na UFSCar : diagnósticos, desafios e propostas de ação. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8968.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8968
dc.description.abstractThis study presents a rescue of the studies graduate institutionalization in Brazil, since its emergence, discussing its trajectory, as well the expansion of the Studies Graduate National System. As a special focus, it was adopted a clipping about its evolution in the Federal University of São Carlos (UFSCar), which is a strategic part of Ministry of Education expansion policy context. The present research was developed through a dense bibliographical revision and an empirical investigation, that permitted to present the history of its implementation since 1930s, considering the appearance of the first universities in the Brazil. In front of this expansion, it was given a focus in the evolution in numbers of UFSCar's studies graduate programs, showing the growing and the challenges faced in the last decades. Being the Studies Graduate be a strategic factor for the development of a country, it is demonstrated through results of this study the necessity of propositions and adoptions of future actions in order that allow a quantitative and qualitative growth of the graduate studies in the UFSCar and at Brazil level.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectSistema nacional de pós-graduaçãopor
dc.subjectUFSCarpor
dc.subjectGraduate studieseng
dc.subjectNational graduate systemeng
dc.titleA pós-graduação no Brasil e na UFSCar : diagnósticos, desafios e propostas de açãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Joelson Gonçalves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0141039743607067por
dc.description.resumoO estudo apresenta um resgate da institucionalização da pós-graduação no Brasil, desde seu surgimento, discorrendo sobre sua trajetória, bem como a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Como foco especial, foi adotado um recorte sobre sua evolução na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a qual faz parte estratégica do contexto da política do Ministério da Educação. A presente pesquisa se desenvolve por meio de uma densa revisão bibliográfica e também uma investigação empírica, que permite apresentar um histórico da implementação da pós-graduação brasileira desde a década de 1930, considerando o surgimento das primeiras universidades no País. Frente a esta expansão, enfatizou-se a evolução dos programas de pós-graduação na UFSCar, mostrando seu crescimento e os desafios enfrentados nas últimas décadas. Sendo a pós graduação um fator estratégico para o país, demonstrou-se através dos resultados deste estudo a necessidade da proposição e adoção de ações futuras, de forma que possibilitem um crescimento quantitativo e qualitativo da pós-graduação na UFSCar e a nível de Brasil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::PLANEJAMENTO EM CIENCIA E TECNOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5608867204391867por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record