Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Meira Chaves
dc.date.accessioned2017-11-21T17:22:11Z
dc.date.available2017-11-21T17:22:11Z
dc.date.issued2017-07-11
dc.identifier.citationPEREIRA, Meira Chaves. A formação continuada de professores da educação infantil de Sorocaba (SP): uma análise a partir da obrigatoriedade implementada pela Lei 12.796/2013.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9200.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9200
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand the perceptions of pre school teachers working in the city 's schools about how they perceive the ongoing formation process offered by the Education Department, after the implementation of Law 12.796 / 13 and the compulsory offer of Early Childhood Education From the age of four in the Municipal Education Network of Sorocaba (SP). Necessary or necessary referrals to the new demands of this level of education from semistructured questionnaires and interviews with teachers of the municipal teaching network. The procedural basis for the development of this research will include the bibliographical survey of the theme, the contextualization of the new organization of basic education in the national and municipal sphere through official documents. The theoretical basis was anchored in Rosemberg (2003), Kramer (2003), Real (2000). Empirical research will be oriented to the analysis of content based on Bardin (2009). We chose the quantitative and qualitative approach Minayo (1996), because it is an investigative approach, whose primary concern is to understand the phenomenon, to describe the object of study, to interpret its values and relations, not dissociating the thought from the reality of the social actors where researcher and researched are recurrent subjects, and as a consequence, active in the development of scientific research. This research may also contribute to the development of similar works in other regions of Brazil, due to its timeliness and relevant recurrence.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectObrigatoriedade da educação infantilpor
dc.subjectEducação infantil em Sorocabapor
dc.subjectContinuing teacher educationeng
dc.subjectCompulsory educationeng
dc.subjectChild education in Sorocabaeng
dc.titleA formação continuada de professores da educação infantil de Sorocaba (SP): uma análise a partir da obrigatoriedade implementada pela Lei 12.796/2013.por
dc.title.alternativeThe continued education of teachers of children´s education on Sorocaba (SP): an anlysis form compulsory implemented by Law 12.796/2013eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Fabrício do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3496410597486943por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender as percepções das professoras da educação infantil atuantes nas escolas do município sobre como estas compreendem o processo de formação continuada oferecido pela Secretaria de Educação, após a implementação da Lei 12.796/13 e a obrigatoriedade da oferta de Educação Infantil a partir de quatro anos de idade no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba (SP). Os encaminhamentos necessários ou imprescindíveis frente às novas demandas deste nível de ensino a partir de questionários semiestruturados e entrevistas com professoras da rede municipal de ensino. A base procedimental para o desenvolvimento desta pesquisa compreendeu o levantamento bibliográfico do tema, a contextualização da nova organização da educação básica na esfera nacional e municipal por meio de documentos oficiais. A base teórica ancorou-se em Rosemberg (2003), Kramer (2003), Real (2000). A pesquisa empírica orientou-se por meio da análise de conteúdo com base em Bardin (2009). Optou-se pela abordagem quantitativa e qualitativa Minayo (1996), por se tratar de um enfoque investigativo, cuja preocupação primordial é compreender o fenômeno, descrever o objeto de estudo, interpretar seus valores e relações, não dissociando o pensamento da realidade dos atores sociais onde pesquisador e pesquisado são sujeitos recorrentes, e por consequência, ativos no desenvolvimento da investigação científica. Esta pesquisa poderá agregar ainda contribuições para o desenvolvimento de trabalhos similares em outras regiões do Brasil, visto a sua atualidade e pertinente recorrência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7527310890920441por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record