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dc.contributor.authorSilva, Jorge Henrique de Oliveira
dc.date.accessioned2017-12-14T18:57:12Z
dc.date.available2017-12-14T18:57:12Z
dc.date.issued2017-09-14
dc.identifier.citationSILVA, Jorge Henrique de Oliveira. Modelo de satisfação de estudantes na Educação Profissional : integrando qualidade em serviços, resultados da aprendizagem, empregabilidade, imagem, valor e lealdade. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9237.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9237
dc.description.abstractStudent satisfaction is a response from the student evaluation regarding several aspects of the educational experience. The objective of this study is to investigate the effects of service quality, learning outcomes, employability, value and institutional image on the satisfaction of students enrolled in Vocational Education, considering the multiple relationships between the mentioned factors and the impacts on the student loyalty. A conceptual model was proposed that differs from others because it adds two important constructs for the educational context - learning outcomes and employability. Both are especially relevant in Vocational Education. For the validation of the model, a quantitative survey was carried out with students enrolled in courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo. A valid sample of 505 students was obtained. The data were analyzed using Structural Equation Modeling The results showed that the final model has a large capacity to explain the variation in factors related to student satisfaction. It was identified that educational quality of services and employability have the greatest effects on student satisfaction. While the value that the student attributes to the educational experience is mainly determined by learning outcomes. Theoretical and managerial implications are made.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectQualidade em serviçospor
dc.subjectSatisfação de clientespor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectSatisfação de estudantespor
dc.subjectResultados da aprendizagempor
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectImagempor
dc.subjectValorpor
dc.subjectLealdadepor
dc.subjectService qualityeng
dc.subjectCustomer satisfactioneng
dc.subjectLearning outcomeseng
dc.subjectEmployabilityeng
dc.subjectImageeng
dc.subjectValueeng
dc.subjectLoyaltyeng
dc.titleModelo de satisfação de estudantes na Educação Profissional : integrando qualidade em serviços, resultados da aprendizagem, empregabilidade, imagem, valor e lealdadepor
dc.title.alternativeStudent satisfaction model in Vocational Education : integrating service quality, learning outcomes, employability, image, value and loyaltyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendes, Glauco Henrique de Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7564259060572565por
dc.contributor.advisor-co1Ganga, Gilberto Miller Devós
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9062191157466610por
dc.description.resumoSatisfação de estudantes é uma resposta afetiva à avaliação feita por alunos sobre diversos aspectos da experiência educacional vivenciada numa instituição de ensino. O objetivo geral deste estudo é investigar os efeitos da qualidade em serviços, dos resultados da aprendizagem, da empregabilidade, da imagem institucional e do valor na satisfação de estudantes da Educação Profissional, considerando múltiplos relacionamentos entre os fatores mencionados e impactos produzidos na lealdade dos alunos. Propõe-se um modelo conceitual que se distingue na literatura por agregar dois construtos notadamente relevantes na Educação Profissional: resultados da aprendizagem e empregabilidade. Para validar o modelo, foi realizada uma pesquisa quantitativa do tipo survey (levantamento) com alunos matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Obteve-se uma amostra válida de 505 estudantes e os dados foram analisados por meio de técnicas da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstram que o modelo apresenta ampla capacidade para explicar variações nos fatores relacionados à satisfação. Identificou-se que a qualidade educacional dos serviços e a empregabilidade produzem maiores efeitos na satisfação dos estudantes. Enquanto o valor atribuído à experiência educacional é determinado, principalmente, pela percepção em relação aos resultados da aprendizagem. Ao final, implicações teóricas e práticas são apresentadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6190247134019049por


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