Show simple item record

dc.contributor.authorJoão, Herbert Alexandre
dc.date.accessioned2018-01-22T12:18:26Z
dc.date.available2018-01-22T12:18:26Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.citationJOÃO, Herbert Alexandre. Aulas-oficina de física moderna integrando TIC e demonstração experimental. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9261.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9261
dc.description.abstractThe present work intends to produce and provide instructional material to high school teachers of physics, focusing on workshop methodology as a viable alternative to physics classes. It is proposed to equip teachers with innovative tools and context for the process of teaching-learning physics, based on the use of Information and Communication Technologies (ICT) and experimental practices. Detailed scripts were developed for the implementation of the methodology and offer of workshops in classrooms about Modern Physics (MP). From the literature it was observed that the workshops when developed with its own teachers, would make it possible to overcome deficits in their initial formation, including those regarding to the use of experimentation, technology, innovative methodologies and concepts of MP. Studies have demonstrated the real need to help teachers in the search for new alternatives for insertion of physics and its teaching in the social and technological reality of its students; As well as the effectiveness of instructional material in overcoming, even if timidly, some shortcomings with regard to pedagogical practice and the teaching of certain challenging content, in a contextualizing and motivating perspective.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectFísica modernapor
dc.subjectDemonstração experimentalpor
dc.subjectTICpor
dc.subjectAtividade práticapor
dc.subjectPhysics educationeng
dc.subjectModern physicseng
dc.subjectExperimental demonstrationeng
dc.subjectICTeng
dc.subjectWorkshop activitieseng
dc.titleAulas-oficina de física moderna integrando TIC e demonstração experimentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Garcia, Ducinei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5236758856687873por
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou a produção e disponibilização de material instrucional aos professores do Ensino Médio (EM) de física, focando-se a metodologia de oficinas como alternativa viável às aulas de física. Propõe-se a instrumentalização do professor com ferramentas de inovação e de contextualização para o processo ensino-aprendizagem de física, baseada no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e das práticas experimentais. Como produto foram elaborados roteiros detalhados para a implementação da metodologia e oferta das oficinas em salas de aulas sobre tópicos de Física Moderna (FM). A partir da literatura de referência observou-se que as oficinas, quando trabalhadas com os próprios professores, possibilitariam a superação de déficits na formação inicial, inclusive no que diz respeito ao uso da experimentação, da tecnologia, de metodologias inovadoras e, de conceitos em FM. Estudos tem demonstrado a necessidade real de se auxiliar os professores na busca por novas alternativas para inserção da física e do seu ensino na realidade social e tecnológica de seus alunos; assim como, a efetividade do material instrucional em suprir, mesmo que timidamente, algumas lacunas com relação à prática pedagógica e ao ensino de determinados conteúdos desafiadores, numa perspectiva contextualizadora e motivadora.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4203763846813229por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record