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dc.contributor.authorArruda, Graciane Netto Cardoso
dc.date.accessioned2018-02-26T20:04:47Z
dc.date.available2018-02-26T20:04:47Z
dc.date.issued2015-12-14
dc.identifier.citationARRUDA, Graciane Netto Cardoso. As diretrizes curriculares nacionais e os projetos políticos pedagógicos dos cursos públicos de enfermagem do Estado de São Paulo : conquistas e desafios. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9488.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9488
dc.description.abstractThe National Curriculum Guidelines for the Nursing Course 2001 DCN-ENF, constitute a general pattern of guidance for the development of curricula and the political-pedagogical projects (PPP), which should be adopted by all higher education institutions (HEIs ) Nursing, posting autonomy in its construction, deployment and implementation. After the publication of the DCN-ENF, seeing expected of professional features, the IES have sought to incorporate them into their PPP Undergraduate Nursing, aiming to prepare students with critical and reflective thinking, who can work in teams, to live together, share knowledge in order transform the process of education, a close relationship between theory and practice in a dynamic movement, establishing itself as praxis. The study aimed to analyze the political-pedagogical projects of Nursing Graduation Courses for Public Institutions of the State of São Paulo, according to the DCN. To achieve the proposed objective was constructed and validated an instrument named "Analytical Matrix", providing an analysis of the achievements and challenges facing the PPP DCNENF 2001. The research is qualitative in nature and for data collection was conducted document analysis of the data contained the PPP. The documents reviewed were the PPP of public nursing schools in the state of São Paulo. The analysis was conducted from two areas: Professional Profile and Curricular. The results showed an achievement of the documents analyzed in relation to the professional profile and a challenge to the incorporation of the curriculum.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectGraduaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectGraduationeng
dc.subjectCurriculumlat
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectEnfermeríaspa
dc.subjectGraduaciónspa
dc.titleAs diretrizes curriculares nacionais e os projetos políticos pedagógicos dos cursos públicos de enfermagem do Estado de São Paulo : conquistas e desafiospor
dc.title.alternativeThe national curricular guidelines and the pedagogical political projects of the public nursing courses of the state of São Paulo: Achievements and Challengeseng
dc.title.alternativeLas directrices curriculares nacionales y los proyectos políticos pedagógicos de los cursos públicos de enfermería del estado de São Paulo: Conquistas y Desafíosspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, Sueli Fatima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0737750473446351por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Roseli Ferreira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8525638483100858por
dc.description.resumoAs Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem de 2001, DCN-ENF, constituem um padrão geral de orientação para a elaboração dos currículos e dos projetos político-pedagógicos (PPP), que devem ser adotados por todas as Instituições de Ensino Superior (IES) de Enfermagem, afixando autonomia na sua construção, implantação e implementação. Após a publicação das DCN-ENF, vislumbrando características esperadas do profissional, as IES têm buscado incorporá-la aos seus PPP de Graduação em Enfermagem, com o objetivo de formar profissionais com pensamento crítico-reflexivo, que saibam trabalhar em equipe, conviver, partilhar conhecimentos, visando transformar o processo de educação, numa relação estreita entre teoria e prática, num movimento dinâmico, constituindo-se como práxis. O estudo teve como objetivo analisar os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação de Enfermagem das Instituições Públicas do Estado de São Paulo, segundo as DCN. Para atingir o objetivo proposto foi construído e validado um instrumento nomeado “Matriz Analítica”, assegurando uma análise das conquistas e desafios dos PPP frente às DCNENF 2001. A pesquisa é de cunho qualitativa e para coleta de dados foi realizado a análise documental dos dados contidos nos PPP. Os documentos analisados foram os PPP das escolas de enfermagem publicas do estado de São Paulo. A análise foi realizada a partir de dois eixos: Perfil Profissional e Curricular. Os resultados evidenciaram uma conquista dos documentos analisados em relação ao perfil profissional e um desafio à incorporação do currículo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8294110648550362por


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