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dc.contributor.authorBueno, José Valmei
dc.date.accessioned2018-03-19T19:11:44Z
dc.date.available2018-03-19T19:11:44Z
dc.date.issued2018-03-01
dc.identifier.citationBUENO, José Valmei. A hipermídia como viabilização da ética na administração pública federal : propostas de um modelo de ação para produção de conteúdo jornalístico no IFSULDEMINAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9579.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9579
dc.description.abstractThe Ethics of public organizations and systems require the construction of mechanisms for an open, transparent and democratic relationship between Society and State. The contemporary Information and Communication Technologies benefit the interactivity between citizens and federal institutions. One of the most effective means of stopping plural communication between individuals and public organizations is the journalistic-editorial content built on institutional websites.In the twenty-first century, when hyper-mediatic language shows a powerful power of influence over society,the State can not give up implementing it in its communication systems, which requires public management to re-orient cultural in the establishment of the conversation with individuals.That is, in the context of hypermedia, the information generated within public organizations is not elaborated by the logic of monologue, but is constructed by the diversity of opinions; they are not restricted to certain interest groups, but are exposed and built up instantly in cyberspace.Thus, the state institutions must adapt the language of journalistic content conveyed by institutional portals to the characteristics of this contemporary medium of communication to enhance ethics in the federal public service.The aim of this research is to analyze the journalistic content that was published on the institutional website of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia from the South of Minas Gerais State, Brazil.(IFSULDEMINAS) apart from the ethical concepts housed in the Code of Conduct of the Federal High Administration, which t will have as its main goals, to present ethical guidelines for the dissemination of hypermedia journalistic content in a Federal eduacational institution ( IF Sul de Minas). For this, the exploratory research methodology will be pursued, fundamentally through literary review and in-depth interviews though. As a result, technical, cultural and political / economic proposals were obtained for the execution of a Model of Action.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectHipermídiapor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectIFSULDEMINASpor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectHypermediaeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.subjectJournalismeng
dc.titleA hipermídia como viabilização da ética na administração pública federal : propostas de um modelo de ação para produção de conteúdo jornalístico no IFSULDEMINASpor
dc.title.alternativeThe hypermedia as ethical viability in the federal public administration: proposals for an action model for the production of journalistic content in IFSULDEMINASeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferraz, Maria Cristina Comunian
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893153253924855por
dc.contributor.advisor-co1Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2664701896506145por
dc.description.resumoA Ética das organizações e sistemas públicos exige a construção de mecanismos de relacionamento abertos, transparentes e democráticos entre a Sociedade e o Estado. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contemporâneas favorecem a interatividade entre o cidadão e as instituições federais. Um dos meios mais eficientes para travar uma comunicação plural entre os indivíduos e as organizações públicas é o conteúdo jornalístico disponibilizado nos sites institucionais. No século XXI, quando a linguagem hipermidiática mostra um poder vigoroso de influência sobre a sociedade, o Estado não pode abdicar de implantá-la em seus sistemas de comunicação, o que exige da gestão pública uma reorientação cultural no estabelecimento da conversação com os indivíduos. No contexto da aplicação das ferramentas disponibilizadas pelas hipermídias, as informações geradas no seio das organizações públicas não são elaboradas pela lógica do monólogo, mas são construídas pela diversidade das opiniões; e são expostas e edificadas instantaneamente no ciberespaço. Neste contexto, esta pesquisa tem como objeto de análise os conceitos éticos de “aperfeiçoamento do processo de comunicação e contato com o público” e “utilização dos avanços técnicos e científicos” abrigados no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e a conexão entre este marco legal, o conteúdo jornalístico veiculado no site institucional do IFSULDEMINAS e as TIC contemporâneas. O objetivo é apresentar as hipermídias como viabilização da ética no serviço público por meio de propostas de um modelo de ação para a produção de conteúdo jornalístico hipermidiático em uma instituição federal de ensino. Para isso, é perseguida a metodologia de pesquisa exploratória, fundamentalmente pela revisão de literatura e por estudo de caso mediante a execução de entrevistas em profundidade. Como resultado, para aprimorar a gestão da comunicação no IFSULDEMINAS visando garantir os princípios éticos do serviço público federal na disseminação de conteúdo jornalístico hipermidiático, obtiveram-se propostas técnicas, culturais e políticas/econômicas para a execução de um Modelo de Ação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9618865406337244por


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