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dc.contributor.authorAgnelli, Jeferson Cesar Moretti
dc.date.accessioned2018-03-20T19:34:33Z
dc.date.available2018-03-20T19:34:33Z
dc.date.issued2017-09-29
dc.identifier.citationAGNELLI, Jeferson Cesar Moretti. Constituição docente do enfermeiro: o estado da arte das produções brasileiras. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9586.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9586
dc.description.abstractThe action of teaching is strongly rooted in a teacher's training. Assuming that teaching is one of the possible fields of action of the nurse, and that it requires specific training considering that it constitutes a field of science, the present research aims to understand the Nursing Teacher Constitution based on Brazilian productions. Bringing with it several elements of personal experience that emerges from the condition of the researcher as a nurse and a nursing teacher, intentionally responding the research question: is it enough to be a nurse to be a nursing teacher? Is there a relation of proximity from the nurse with the teaching and pedagogical knowledge during the professional practice of teaching? Do nurses have eligible criteria for teacher training during nursing graduation or in teacher training courses? In this context, we chose to conduct the type of the research from the state of art, having Romanowski (2006) as a theoretical reference. We made a search for Brazilian productions in the Bank of Theses and Dissertations and Portal of Periodicals from CAPES. We identified 50 productions that enabled us to discuss the Nursing Teacher Constitution from the training for professional practice in Technical and Higher Education and from the teaching practice of the Professor Nurse. We draw from this study that the Nursing Teacher Constitution from the training is given through the degree in nursing or through graduate programs. The constitution from the teaching practice is given through the experiential knowledge and initial training for teaching. We understand, however, that the nurses' constitution is multifaceted, taking as possible paths the pedagogical training programs as both (initial and continued) as well as the path of the teaching practice itself.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDocência em enfermagempor
dc.subjectEnfermeiro professorpor
dc.subjectConstituição docentepor
dc.subjectNursing teachingeng
dc.subjectNurse teachereng
dc.subjectTeacher's constitutioneng
dc.titleConstituição docente do enfermeiro: o estado da arte das produções brasileiraspor
dc.title.alternativeNursing teacher constitution: the state of art from brazilian productionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.description.resumoA ação de ensinar está fortemente enraizada com a formação do professor. Partindo do principio que a docência é um dos campos possíveis de atuação do enfermeiro, e que ela requer uma formação específica porquanto se constitui como um campo da ciência, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a Constituição Docente do Enfermeiro com base nas produções brasileiras. Trazendo consigo vários elementos da experiência pessoal que emergem da condição do pesquisador como enfermeiro e docente de enfermagem, intentamos responder as seguintes questões de pesquisa: basta ser enfermeiro para ser professor de enfermagem? Existe uma relação de proximidade do enfermeiro com os saberes docentes e pedagógicos durante o exercício profissional da docência? Os enfermeiros possuem critérios elegíveis de formação docente durante a graduação de enfermagem ou nos cursos de formação docente? Nesse contexto, optamos por realizar uma pesquisa do tipo O Estado da Arte, a partir de Romanowski. Realizamos um movimento de busca por produções brasileiras no Banco de Teses e Dissertações e Portal de Periódicos da CAPES. Identificamos 50 produções que nos oportunizou uma discussão sobre a Constituição Docente do Enfermeiro a partir da formação para o exercício profissional no Ensino Técnico e Superior e a partir da própria prática docente do Enfermeiro Professor. Trazemos com esse estudo, indicativos de que a Constituição Docente do Enfermeiro a partir da formação se dá por meio da licenciatura em enfermagem ou através de programas de pós-graduação. A constituição a partir da prática docente se dá por meio dos saberes experienciais e da formação inicial para a docência. Entendemos, contudo que a constituição do enfermeiro é multifacetada, tomando como caminhos possíveis os programas de formação pedagógica (tanto inicial como continuada) bem como o caminho da própria prática docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4831616642472060por


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