Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLangona, Neichelli Fabrício
dc.date.accessioned2018-03-22T11:43:48Z
dc.date.available2018-03-22T11:43:48Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.identifier.citationLANGONA, Neichelli Fabrício. O trabalho formativo do coordenador pedagógico junto aos professores que ensinam matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9591.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9591
dc.description.abstractThe present study has as general objective to analyze the dimensions and centrality of the work developed by the pedagogical coordinators in the continuing formation in service of teachers who teach mathematics in the initial years of Elementary School in the Municipal Network of education of a city in the interior of the state of. This objective is broken down into three other specific objectives: (i) identify the responsibilities of the pedagogical coordinator; (ii) to select and analyze training proposals developed by the pedagogical coordinators on mathematics teaching; and (iii) seek, together with the pedagogical coordinators, the challenges and possibilities of formative work for the teaching of mathematics. For this, the research was qualitative and interpretative, using as a tool the first stage of the data collection a mixed questionnaire, offered to all the coordinators of the initial years of Elementary School of the municipal network. In the second stage of data collection, used and triangulated three instruments (questionnaire, interview and training projects) of two coordinators. For the analysis of the data we find the theoretical contribution referring to the work of the pedagogical coordinator, the formative work performed by this professional, authors who defend the school as a space of continuous formation, teacher training and about the teacher who teaches mathematics. As a result, we verified that the pedagogical coordinator has four different natures that correspond to the teaching and learning processes, school organization, democratic and participatory environment, and teacher training.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAtuação do coordenador pedagógicopor
dc.subjectFormação continuada de professores que ensinam matemáticapor
dc.subjectProjetos de Formaçãopor
dc.subjectTeaching coordinator performanceeng
dc.subjectContinuing education of teachers teaching Mathematicseng
dc.subjectTraining Projectseng
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.titleO trabalho formativo do coordenador pedagógico junto aos professores que ensinam matemáticapor
dc.title.alternativeThe training work of the pedagogical coordinator to teachers who teach mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama, Renata Prenstteter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153572041829838por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral analisar as dimensões e centralidade do trabalho desenvolvido pelos coordenadores pedagógicos na formação continuada em serviço de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Esse objetivo se desdobra em outros três objetivos específicos: (i) identificar as atribuições do coordenador pedagógico; (ii) selecionar e analisar propostas de formação desenvolvidas pelos coordenadores pedagógicos sobre o ensino de matemática; e (iii) buscar, junto aos coordenadores pedagógicos, os desafios e as possibilidades de trabalho formativo para o ensino de matemática. Para isso, a pesquisa foi de natureza qualitativa e interpretativa, utilizando como instrumento da primeira etapa da coleta de dados um questionário misto, oferecido à todos os coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal, Na segunda etapa da coleta de dados, foram utilizados e triangulados três instrumentos (questionário, entrevista e projetos de formação) de dois coordenadores. Para a análise dos dados encontramos o aporte teórico referente ao trabalho do coordenador pedagógico, o trabalho formativo desempenhado por esse profissional, autores que defendem a escola como um espaço de formação continuada, formação de professores e sobre o professor que ensina matemática. Como resultado, verificamos que o coordenador pedagógico possui atribuições de quatro naturezas distintas que correspondem aos processos de ensino e aprendizagem, organização escolar, ambiente democrático e participativo e, a formação de professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6219464742319161por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples