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dc.contributor.authorChagas, Diogo Silva
dc.date.accessioned2018-04-02T13:54:15Z
dc.date.available2018-04-02T13:54:15Z
dc.date.issued2017-03-28
dc.identifier.citationCHAGAS, Diogo Silva. Autoria e textualização: humor nos processos de inscrição discursiva na constituição autoral de Tutty Vasques. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9633.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9633
dc.description.abstractJoining the theoretical framework of French Line Discourse Analysis, more precisely, to the reflections proposed by Maingueneau and Possenti, this work is developed from the studies on authorship and humour. For Maingueneau (2010), there are three different dimensions in relation to the notion of author: (i) the author-guarantor; (ii) the author-actor and (iii) the author-auctor. Maingueneau (2006; 2010) also uses the concept of paratopic creating, which refers to a development of three instances that forge the authorial construction; the instances are those of inscriber, writer and person. Considering this, Maingueneau (2010) understands that from this creative process emerges an image of author, which may be related to any of those dimensions of author (author-guarantor, author-actor, author-auctor). In addition, this work is developed taking into account what Possenti (2009) proposes as being signs of authorship, a proposal of analysis that understands that authorship can only be understood at a discursive level, by the signs. In relation to humour and humorous texts, we have recourse to the propositions of Raskin (1985) and Possenti (1998; 2013). We understand, in this work, that humour is due to the overlapping of scripts and that, in this overlapping, observable in the textualization, it is possible to observe the signs of authorship in operation. The corpus of this research groups texts from October to December 2014 written by Tutty Vasques for Tutty Humor (Tutty Humour) column on O Estado de S. Paulo newspaper, for the blog Tutty Humor: má notícia é a maior diversão (Tutty Humor: bad news is the biggest fun) on Portal Estadão, and the texts of his Twitter account, @tuttyvasques. The selected texts have similar characteristics: (i) they are mostly concise and (ii) they provoke a humorous effect always related to events which are contemporaneous with their publications. Taking into account the style of the author and the materialization of polemic discourses, the analysis of the corpus intends to show which image of author is emerged in relation to Tutty Vasques.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectIndícios de autoriapor
dc.subjectTextualizaçãopor
dc.subjectHumorpor
dc.titleAutoria e textualização: humor nos processos de inscrição discursiva na constituição autoral de Tutty Vasquespor
dc.title.alternativeAuthorship and textualization: humour on the process of discourse inscription on Tutty Vasques’ authorial constitutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brito, Luiz André Neves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6863292359239733por
dc.description.resumoFiliando-se ao quadro teórico da Análise do Discurso de linha francesa, mais precisamente, às reflexões propostas por Maingueneau e Possenti, este trabalho se desenvolve a partir dos estudos sobre autoria e humor. Para Maingueneau (2010), há três dimensões diferentes em relação à noção de autor: (i) a de autor-fiador; (ii) a de autor-ator e (iii) a de autor-auctor. Maingueneau (2006; 2010) lança mão, ainda, do conceito de paratopia criadora, que se refere a um desenvolvimento de três instâncias que forjam a construção autoral; as instâncias são as de inscritor, escritor e pessoa. Com tais considerações, Maingueneau (2010) entende que desse processo criador emerge uma imagem de autor, que pode estar relacionada a qualquer daquelas dimensões autorais (autor-fiador; autor-ator; autor-auctor). Ademais, este trabalho, se desenvolve levando em consideração o que Possenti (2009) propõe como sendo indícios de autoria, proposta de análise que entende que a autoria só pode ser entendida num nível discursivo, pelos indícios. No que se refere ao humor e textos humorísticos, recorremos às proposições de Raskin (1985) e Possenti (1998; 2013). Entendemos, nesse trabalho, que o humor é decorrente da sobreposição de scripts e que, nessa sobreposição, observável na textualização, é possível observar os indícios de autoria em funcionamento. O córpus desta pesquisa agrupa textos do período de outubro a dezembro de 2014 escritos por Tutty Vasques para a coluna Tutty Humor, para o blog Tutty Humor: má notícia é a maior diversão do Portal Estadão, e os textos de sua conta no Twitter @tuttyvasques. Os textos selecionados apresentam características similares: (i) são, em sua maioria, concisos e (ii) provocam um efeito de humor sempre relacionado a acontecimentos contemporâneos às suas publicações. Levando em consideração o estilo do autor e a materialização de discursos polêmicos, a análise do córpus pretende mostrar a imagem de autor que emerge em relação a Tutty Vasques.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargo18 meses após a data da defesapor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3055591959988392por


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