Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Fábio Roberto de
dc.date.accessioned2018-04-11T20:02:33Z
dc.date.available2018-04-11T20:02:33Z
dc.date.issued2017-06-14
dc.identifier.citationCARVALHO, Fábio Roberto de. A aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino de lançamento oblíquo. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9727.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9727
dc.description.abstractThe active methodologies of teaching become increasingly present in the various fields and levels of education, being adopted for enabling the overall development of the learner, not only of their academic knowledge, but also of skills necessary for the development of their own life in society. Thus, the present study aims to apply the methodology of Problem - Based Learning in the oblique release content, which is included in the official curriculum of the first year of São Paulo state high school. For its accomplishment a first year high school class of a school participant of the program of integral education was chosen, whose objectives are in agreement with the proposals of the methodology used. The planning was elaborated taking into account the curricular extension and the availability of pedagogical resources of the school unit. The result of the work was investigated through the application of questionnaires, whose objectives and results are available in the present study. The work was very positive to the development of the students, especially regarding the motivation and dedication, characteristics not very apparent in the methodology that was being used. The work also proved to be very important to the development of the author, both in knowledge by presenting it a teaching methodology of which he identified and felt fulfilled, as well as in personal development by helping him overcome old frustrations with the completion of his Masters.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemaspor
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectLançamento oblíquopor
dc.subjectProblem-based learningeng
dc.subjectActive methodologyeng
dc.subjectTeaching physicseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectOblique throweng
dc.subjectProjectile launchingeng
dc.titleA aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino de lançamento oblíquopor
dc.title.alternativeProblem based learning in projectile launching educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moura, Renato José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227908949297904por
dc.description.resumoAs metodologias ativas de ensino tornam-se cada vez mais presentes nos diversos campos e níveis de ensino, sendo adotadas por possibilitarem o desenvolvimento global do educando, não somente de seu conhecimento acadêmico, mas também de habilidades necessárias ao desenvolvimento de sua própria vida em sociedade. Assim, o presente trabalho ter por objetivo aplicar a metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no conteúdo de lançamento oblíquo, constante do currículo oficial do primeiro ano do ensino médio estadual paulista. Para sua realização foi escolhida uma classe de primeiro ano de ensino médio de uma escola participante do programa de ensino integral, cujos objetivos vão ao encontro das propostas da metodologia empregada. O planejamento foi elaborado levando em consideração a extensão curricular e a disponibilidade de recursos pedagógicos da unidade escolar. O resultado do trabalho foi averiguado através da aplicação de questionários, cujos objetivos e resultados alcançados estão disponíveis no presente trabalho. O trabalho mostrou-se muito positivo ao desenvolvimento dos alunos, sobretudo quanto a motivação e dedicação, características pouco aparentes na metodologia que vinha sendo utilizada. O trabalho também se mostrou muito importante ao desenvolvimento do autor, tanto em conhecimento ao apresentar uma metodologia de ensino do qual se identificou e se sentiu realizado, quanto em desenvolvimento pessoal ao ajudá-lo a superar antigas frustrações com a finalização de seu mestrado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3043725105679475por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record