dc.contributor.author | Oliveira, Isabela Cristina de | |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T12:09:59Z | |
dc.date.available | 2018-04-18T12:09:59Z | |
dc.date.issued | 2018-02-27 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Isabela Cristina de. Avaliação da simulação realística como intervenção educativa para capacitação de enfermeiros em ressuscitação cardiopulmonar. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9779. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9779 | |
dc.description.abstract | Introduction: In the context of health, we seek to train proactive and
critical thinking. In order for this to happen, the technicalist teaching, part of the model
should be replaced by a curriculum for
with an active method. In this sense, the realistic simulation, as
an active teaching strategy, provides interaction between the task to be performed
and simulators, and can be used in a variety of teaching areas, such as
training or training of emergency situations. In the context of
simulations for emergency capacities, cardiorespiratory arrest (CRP)
is an occurrence that requires quick decisions and technical competence. The team
which receives frequent training, and which is closely linked to the
provided, presents a great differential in the survival of the patients
victims of CRP. Objective: To evaluate the realistic simulation as intervention
education for the training of nurses in cardiopulmonary resuscitation and
perform a follow-up to evaluate the elapsed time of the training. Method:
It is a quasi-experimental study, with an intra-participant design,
focus on educational intervention and evaluation of the teaching method through
realistic simulation, containing nine steps. Results: Between phases IA and IC; ID
After 60 days, there was a significant difference (p <0.05) and, between the times IB and ID,
there was a difference (p> 0.05), showing that after receiving training after
of Time IA respondents appeared to have withheld the knowledge of Time IB up to
Time and considerably reduced its performance after 60 days of
training. Conclusion: The theoretical training linked to the simulated practice offers
performance of participants when compared to
the theory. This result shall be maintained within 60 days of the training, as
that the participants' scores did not reach the initial indices. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | Enfermeiros | por |
dc.subject | Reanimação cardiopulmonar | por |
dc.subject | Simulation | eng |
dc.subject | Nurses | eng |
dc.subject | Cardiorespiratory arrest | eng |
dc.subject | Cardiopulmonary resuscitation | eng |
dc.title | Avaliação da simulação realística como intervenção educativa para capacitação de enfermeiros em ressuscitação cardiopulmonar | por |
dc.title.alternative | Evaluation of the realistic simulation as an educational intervention for training nurses in cardiopulmonary resuscitation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Regimar Carla | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1310723429860987 | por |
dc.description.resumo | Introdução: No contexto da saúde, busca-se formar profissionais proativos e com
pensamento crítico. A fim de que isso ocorra, o ensino tecnicista, parte do modelo
tradicional de aprendizagem, deve ser substituído por um currículo de formação de
competências com um método ativo. Nesse sentido, a simulação realística, como
uma estratégia ativa de ensino, proporciona interação entre a tarefa a ser executada
e os simuladores, e pode ser utilizada em várias áreas de ensino, como em
capacitações ou treinamentos de situações de emergência. No contexto de
simulações para capacitações em emergência, a parada cardiorrespiratória (PCR)
consiste em ocorrência que exige decisões rápidas e competência técnica. A equipe
que recebe capacitações frequentes, e que está intimamente ligada ao atendimento
de emergência prestado, apresenta grande diferencial na sobrevida dos pacientes
vítimas de PCR. Objetivo: Avaliar a simulação realística como intervenção
educativa para capacitação de enfermeiros em ressuscitação cardiopulmonar e
realizar um Follow-up para avaliar o tempo decorrido da capacitação. Método:
Trata-se de um estudo quase experimental, com delineamento intraparticipantes,
enfoque na intervenção educativa e avaliação do método de ensino por meio da
simulação realística, contendo nove etapas. Resultados: Entre as fases IA e IC; ID
e pós 60 dias, houve diferença significativa (p < 0,05) e, entre os tempos IB e ID, não
houve diferença (p>0.05), mostrando que após terem recebido o treinamento depois
do Tempo IA os respondentes pareceram ter retido o conhecimento do Tempo IB até
Tempo ID e diminuído consideravelmente sua performance após 60 dias da
capacitação. Conclusão: O treinamento teórico atrelado a prática simulada oferece
melhores resultados no desempenho dos participantes quando comparado somente
a teoria. Este resultado se mantém em um prazo de 60 dias do treinamento, visto
que os escores dos participantes não alcançaram os índices iniciais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1772510734015739 | por |