Show simple item record

dc.contributor.authorJanei Neto, Vitor
dc.date.accessioned2018-04-23T17:50:05Z
dc.date.available2018-04-23T17:50:05Z
dc.date.issued2017-06-14
dc.identifier.citationJANEI NETO, Vitor. De tocaia na infância: uma análise da proposta pedagógica da escola Toca do Futuro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9798.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9798
dc.description.abstractThe present dissertation work aims to analyze aspects of the pedagogical proposal of the Toca do Futuro, school of application of the Toca Institute. Toca Institute is a non-profit organization that develops actions and research focused on sustainability education. The headquarters of the Toca Institute and the Toca do Futuro school are located at Fazenda da Toca, a rural property that produces organic food, located in the city of Itirapina, in the interior of the State of São Paulo. As a methodological strategy, we analyze some topics of the pedagogical proposal, as a way of delineating the modes of subjectivation that this school intends to engender. By subjectivation modes are understood the subjectivities, the ways of being, the lifestyles, the forms of existence that are produced from discourses, statements, laws, norms, institutions and practices, linked to the relations of knowledge and power that They cross bodies. Among the main theoretical references used in the research are the studies of Nietzsche, Spinoza, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectChildeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectChild educationeng
dc.titleDe tocaia na infância: uma análise da proposta pedagógica da escola Toca do Futuropor
dc.title.alternativeAmbush from childhood: an analysis of the pedagogical proposal of the Toca do Futuro schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dinis, Nilson Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9901790534758296por
dc.description.resumoO presente trabalho de dissertação de mestrado tem como objetivo analisar aspectos da proposta pedagógica da Toca do Futuro, escola de aplicação do Instituto Toca. O Instituto Toca é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve ações e pesquisas voltadas à educação para a sustentabilidade. A sede do Instituto Toca e a escola Toca do Futuro localizam-se na Fazenda da Toca, propriedade rural produtora de alimentos orgânicos, situada na cidade de Itirapina, interior do Estado de São Paulo. Como estratégia metodológica, analisamos alguns tópicos da proposta pedagógica, como forma de delinear os modos de subjetivação que essa escola pretende engendrar. Por modos de subjetivação entendem-se as subjetividades, os modos de ser, os estilos de vida, as formas de existir que se produzem a partir de discursos, enunciados, leis, normas, instituições e práticas, vinculados às relações de saber e poder que atravessam os corpos. Entre os principais referenciais teóricos utilizados na pesquisa estão os estudos de Nietzsche, Spinoza, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0637572083817526por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record