Show simple item record

dc.contributor.authorRanzan, Mayara Erbes
dc.date.accessioned2018-05-07T17:53:18Z
dc.date.available2018-05-07T17:53:18Z
dc.date.issued2018-01-23
dc.identifier.citationRANZAN, Mayara Erbes. Educação especial na formação em educação física : um olhar sobre os planos de ensino das licenciaturas paranaenses. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9880.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9880
dc.description.abstractWith the intent of increasing debates and reflections about the formation of professors on Physical Education courses and the relationship of this formation at work with disabled people, the current study seeks to analyze the discipline’s teaching plan focused on the acting with this segment, to identify its present reality, in the State of Parana’s context. Thus, this study’s objective is to identify and analyze the aspects that involve specific disciplines, with the purpose of gathering current information on how the latter are built. The collected material was analyzed having as a guided principle the contribution of the disciplines directed to disable people for the formation of Physical Education professionals. After going through some search steps, the object of study was achieved, which contemplates twenty-one Institutions that fits the profile desired to this study. The units intended in the teaching plans in question, are referred as workload, period and regimen in which the course is ministered, courses’ objective, program content and the utilized methodologies. The analyzed data was developed from a qualitative focus, anchored in documental research. The analyzed results checked for the most part, coherence in the elaboration of the teaching plans, when compared to the objective-content programmatic-methodology units. However, when encountered with program content and available workloads, it is believed these units are not in harmony, considering that the extended content for a workload is not always compatible with purposed. In this perspective, it’s convenient to reflect, based on interdisciplinarity, to suggest an important option for the formation’s enrichment. As broad as the workload might be for a specific discipline, it will not contemplate by itself all its diversity, complexity and magnitude in which the area implies. It’s considered relevant the interlocution that the specific course might have with other courses, dividing the content in a way that provides a more complete, dynamic and enriched formation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação de professores em educação físicapor
dc.subjectPlanos de ensino de educação físicapor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectFormation of physical education professorseng
dc.subjectPhysical education’s teaching planseng
dc.subjectDisabled peopleeng
dc.titleEducação especial na formação em educação física : um olhar sobre os planos de ensino das licenciaturas paranaensespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Denari, Fátima Elisabeth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575213011914394por
dc.description.resumoCom o intuito de ampliar os debates e as reflexões sobre a formação de professores nos cursos de Educação Física e a relação desta formação no trabalho junto às pessoas com deficiência, o presente estudo buscou analisar os planos de ensino da disciplina voltada para a atuação junto deste segmento, a fim de identificar sua realidade atual, no contexto do Estado do Paraná. Deste modo, o estudo teve por objetivo a identificação e análise das unidades que compõem os planos de ensino das disciplinas específicas, com a finalidade de caracterizar os mesmos. O material coletado foi analisado tendo como princípio norteador a contribuição destas disciplinas para a formação do profissional em Educação Física. Após percorridas algumas etapas de busca, chegou-se ao objeto de estudo, o qual contempla vinte e um planos de ensino provenientes de Instituições públicas e privadas compatíveis ao perfil desejado. As unidades almejadas nos planos de ensino em questão, referem-se à carga horária, período e regime em que a disciplina é ministrada, objetivos da disciplina, conteúdos programáticos e as metodologias utilizadas. A análise dos dados foi desenvolvida a partir de um enfoque qualitativo, ancorado em pesquisa documental. Os resultados analisados conferem em sua maioria, coerência na elaboração dos planos de ensino, quando comparadas as unidades objetivo-conteúdo programático-metodologia. Porém, ao se deparar com os conteúdos programáticos e as cargas horárias disponíveis, acredita-se que estas unidades não estejam em harmonia, haja vista o conteúdo volumoso para uma carga horária nem sempre compatível com proposto. Nesta perspectiva, é conveniente a reflexão com base na interdisciplinaridade, sugerindo esta, uma opção importante para o enriquecimento da formação. Por mais ampla que a carga horária for para a disciplina específica, ela por si só não contemplará toda a diversidade, complexidade e magnitude a qual a área implica. Considera-se relevante a interlocução que a disciplina específica pode ter com as demais disciplinas, dividindo os conteúdos de modo a propor uma formação mais completa, dinâmica e enriquecedora.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6333786846955359por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record