dc.contributor.author | Morgado, Liz Amaral Saraiva | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T20:12:21Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T20:12:21Z | |
dc.date.issued | 2017-12-18 | |
dc.identifier.citation | MORGADO, Liz Amaral Saraiva. Trajetórias acadêmicas de pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9912. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9912 | |
dc.description.abstract | The research had as main theme the access and permanence of students with disabilities in Higher Education Institutions (HEI) as well as the investigation of how the students' academic trajectory and the impact within the institutions occur. The objects were to analyze the educational trajectory of people with disabilities in Brazilian Higher Education; to describe the conditions of access and permanence of persons with disabilities in Brazilian Higher Education; to indicate, within the academic trajectory, the conflicts in the political construction of accessibility; to verify the restructurings caused by the policies related to the access of people with disabilities in Brazilian Higher Education. The study was of qualitative character. The data were collected through semi-structured interviews. Participated in the research nine subjects who were contacted and selected previously. The data were analyzed and divided into three categories: i) access and permanence in Higher Education with four subcategories: selective process, affirmative actions, sports and supports; ii) Restructuring of Higher Education Institutions with the presence of people with disabilities and iii) accessibility groups. The results of the research demonstrated a great necessity to ensure adequate educational care for the access and permanence of students with disabilities at the University. The institution needs to promote more directive policies for the inclusion of the person with disabilities in the academic environment. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Trajetórias acadêmicas | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Trajetórias acadêmicas de pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Orlando, Rosimeire Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254571422608459 | por |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como tema principal o acesso e a permanência de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior (IES), bem como a investigação de como ocorre sua trajetória acadêmica e a impressão dentro das instituições. Teve como objetivos analisar a trajetória escolar de pessoas com deficiência no Ensino Superior brasileiro; descrever as condições de acesso e permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior brasileiro; apontar, dentro da trajetória acadêmica, os embates na construção política da acessibilidade; verificar as reestruturações ocasionadas pelas políticas relacionadas ao acesso de pessoas com deficiência no Ensino Superior brasileiro. O estudo teve caráter qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa nove sujeitos que foram previamente contatados e selecionados. Os dados foram analisados e divididos em três categorias: i) acesso e permanência no Ensino Superior, com quatro subcategorias: processo seletivo, ações afirmativas, esporte e apoios; ii) reestruturações das Instituições de Ensino Superior com a presença de pessoas com deficiência e iii) núcleos de acessibilidade. Os resultados da pesquisa demonstraram grande necessidade de efetivar o atendimento educativo adequado para o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência na Universidade. A instituição precisa promover políticas mais diretivas para a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente acadêmico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 134005/2016-3 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4792151711883696 | por |