Sobre o RI UFSCar
O Repositório Institucional da UFSCar (RI UFSCar) é um sistema de informação que visa armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual dos diversos setores e segmentos da comunidade da UFSCar, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa.
Tipos de produção
Submissões recentes
-
A representação da ciência e dos cientistas em O Alienista e em outras obras de caráter ficcional
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/2018)Este artigo estabelece uma rede de convergências discursivas entre a obra O Alienistade Machado de Assis e outros objetos culturais de diversos formatos e suportes por meio da análise hermenêutico-dialética, objetivando ... -
Revistas científicas em acesso aberto brasileiras no DOAJ: modelos de negócio e sua sustentabilidade financeira
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)No acesso aberto, é possível constatar uma grande variedade de modelos de negócio. O propósito desta pesquisa foi mapear os modelos de negócio das revistas científicas em acesso aberto brasileiras ... -
Avaliação da usabilidade de um website de sistema de bibliotecas universitárias
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)Avaliar a usabilidade da plataforma de um sistema de bibliotecas universitárias e do portal de uma biblioteca específica desse sistema. Metodologia: Os participantes da pesquisa (graduandos) foram observados enquanto ... -
Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2016)As trocas informacionais em torno da atividade de comunicação científica têm se tornado cada vez mais dinâmicas no ciberespaço, modificando a prática dos cientistas e ampliando o alcance dos resultados de pesquisa que ... -
M-libraries e Information Commons: novos espaços, novas práticas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2011)O universo atual da informação, da comunicação e da educação, tem se reconfigurado cada vez mais a partir de sua vinculação às tecnologias computacionais. Em um movimento sincrônico, se convergem a produção do conhecimento, ... -
Information science journals in Brazil: comparative analysis between quality indices and indices of academic and social impact
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2018)This paper aims to profile Brazilian Information Science journals and compare their quality and impact indicators, be these traditional or altmetrics indicators. It is an exploratory and descriptive research, with quantitative ... -
As implicações do Novo Ensino Médio para o ensino de Química e a metodologia CTSA
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ, Câmpus São Carlos, 28/11/2024)THE IMPLICATIONS OF THE NEW HIGH SCHOOL FOR CHEMISTRY TEACHING AND THE CTSA METHODOLOGY. The New High School was mandatorily implemented in all education systems in 2022 and is included in the Law of Guidelines and Bases ... -
Proposta de exoesqueleto para reabilitação de mão parética devido acidente vascular cerebral
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC, Câmpus São Carlos, 10/07/2024)Exoskeletons have been increasingly used as devices with the aim of assisting in the rehabilitation process for people who have suffered strokes and the consequences of hemiparesis. A known effective means of rehabilitation ... -
(Des)conhecimentos, anseios e possibilidades dos estudantes da EJA diante do ensino superior
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 23/09/2024)The subjects of youth and adult education (EJA) are still distant from higher education. Many factors contribute to this distance, related to social, economic, political, and cultural spheres, among others. EJA students ... -
Institucionalização da educação híbrida: um estudo sobre o uso de tecnologias digitais em instituições públicas de ensino superior
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 13/12/2024)This research aims to analyze the institutionalization of Hybrid Education, focusing on the incorporation of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in face-to-face courses within public higher education ...