O Repositório Institucional da UFSCar (RI UFSCar) é um sistema de informação que visa armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual dos diversos setores e segmentos da comunidade da UFSCar, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa.

  • Percepções e usos da informação por universitários brasileiros: subsídios para o planejamento de ações de letramento informacional 

    Furnival, Ariadne Chloe Mary; Farias, Monique Lucia da Silva; Matsuno, Graziella Yuri (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2016)
    Apresenta um estudo que teve como objetivo principal levantar percepções, hábitos e usos da informação de universitários numa universidade pública no Brasil. Um questionário composto de nove questões foi disseminado ...
  • Estudo da soldagem através dos processos TIG automatizado e manual na fabricação de tanques de chapas finas de aço inoxidável 304 

    Cherubim, Sandro (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEMec, Câmpus São Carlos, 29/08/2024)
    Automation in welding processes has been growing since the 1970s. The technical benefits, when compared to the manual welding process, are numerous: productivity, quality, operator safety, and other things. This project ...
  • Perspectivas para o uso da pesquisa observacional em biblioteca universitária: um estudo na coleção de periódicos 

    Augusto, José Aparecido; Furnival, Ariadne Chloe Mary; Colepicolo, Eliane; Simionato, Ana Carolina (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2017)
    Analisa o uso da coleção de periódicos impressos em papel numa biblioteca universitária, por meio de pesquisa observacional estruturada, sistemática e não participante e também do levantamento de dados estatísticos de ...
  • A representação da ciência e dos cientistas em O Alienista e em outras obras de caráter ficcional 

    Furnival, Ariadne Chloe Mary; Silva, Marco Donizete Paulino da (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/2018)
    Este artigo estabelece uma rede de convergências discursivas entre a obra O Alienistade Machado de Assis e outros objetos culturais de diversos formatos e suportes por meio da análise hermenêutico-dialética, objetivando ...
  • Revistas científicas em acesso aberto brasileiras no DOAJ: modelos de negócio e sua sustentabilidade financeira 

    Pereira, Vinicius; Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)
    No acesso aberto, é possível constatar uma grande variedade de modelos de negócio. O propósito desta pesquisa foi mapear os modelos de negócio das revistas científicas em acesso aberto brasileiras ...
  • Avaliação da usabilidade de um website de sistema de bibliotecas universitárias 

    Lima, Silvia Regina Ferreira; Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
    Avaliar a usabilidade da plataforma de um sistema de bibliotecas universitárias e do portal de uma biblioteca específica desse sistema. Metodologia: Os participantes da pesquisa (graduandos) foram observados enquanto ...
  • Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas 

    Araújo, Ronaldo Ferreira; Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2016)
    As trocas informacionais em torno da atividade de comunicação científica têm se tornado cada vez mais dinâmicas no ciberespaço, modificando a prática dos cientistas e ampliando o alcance dos resultados de pesquisa que ...
  • M-libraries e Information Commons: novos espaços, novas práticas 

    Furnival, Ariadne Chloe Mary; Gracioso, Luciana de Souza (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2011)
    O universo atual da informação, da comunicação e da educação, tem se reconfigurado cada vez mais a partir de sua vinculação às tecnologias computacionais. Em um movimento sincrônico, se convergem a produção do conhecimento, ...
  • Information science journals in Brazil: comparative analysis between quality indices and indices of academic and social impact 

    Araújo, Ronaldo Ferreira; Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2018)
    This paper aims to profile Brazilian Information Science journals and compare their quality and impact indicators, be these traditional or altmetrics indicators. It is an exploratory and descriptive research, with quantitative ...
  • As implicações do Novo Ensino Médio para o ensino de Química e a metodologia CTSA 

    Carius, Luane Barbara Rissi (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ, Câmpus São Carlos, 28/11/2024)
    THE IMPLICATIONS OF THE NEW HIGH SCHOOL FOR CHEMISTRY TEACHING AND THE CTSA METHODOLOGY. The New High School was mandatorily implemented in all education systems in 2022 and is included in the Law of Guidelines and Bases ...

Más