Sobre o RI-UFSCar
O Repositório Institucional da UFSCar (RI-UFSCar) é um sistema de informação que visa armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual dos diversos setores e segmentos da comunidade da UFSCar, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa.
Tipos de produção
Submissões recentes
-
Função endotelial em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica exacerbada: discriminação de fenótipo exacerbador, capacidade funcional como determinante e proposta de intervenção precoce e acessível
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt, Câmpus São Carlos, 22/02/2021)Severe acute exacerbations of chronic obstructive pulmonary disease (AECOPD) are associated with worse health outcomes, which include an increased risk for cardiovascular (CV) events and exercise intolerance. In view of ... -
Análise numérica da contribuição da chave de cisalhamento em ligações pilar-viga com consolo e utilizando almofada elastomérica no apoio da viga
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECiv, Câmpus São Carlos, 25/01/2021)This work aims to study the performance of the mechanism with the use of a shear key in column-beam connections, with corbel, and using elastomeric pad at the beam support, and to understand the amount of stress this ... -
Pesquisas em linguística aplicada sobre gêneros e sexualidades: um levantamento da Revista Brasileira de Linguística Aplicada
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 22/12/2017)Esta monografía de grado presenta los datos encontrados en el análisis documental realizado a través de una investigación de la Revista Brasileña de Lingüística Aplicada (RBLA), con el objetivo de comprender las nuevas ... -
Expressão/Interação Oral nas Aulas de Espanhol: Crenças de alunos de escolas da rede pública e privada de São Carlos sobre o seu trabalho em sala de aula
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/02/2015)En este trabajo, se discuten cuestiones respecto a las creencias de los alumnos de la educación secundaria de dos escuelas (pública y privad) respecto a la importancia de la lengua española, cómo la estudian, cómo se da ... -
Materialidades da legislação linguística do Brasil e da Argentina no contexto do Mercosul
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 16/12/2013)La materialización de la política lingüística prevista por el MERCOSUR alcanzó su punto álgido, en Brasil, con la Ley 11.161 / 2005 y, en Argentina, con la Ley 26.468 / 2009. Las respectivas leyes proponen la enseñanza del ... -
Atitudes ante as práticas linguísticas na fronteira entre Argentina e Brasil: o portunhol de Misiones
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 16/12/2014)Este trabajo tiene como principal objetivo identificar y comprender, desde una perspectiva sociolingüística, las actitudes hacia el “portuñol” que se utilizan en la provincia argentina de Misiones. Para ello, se expondrán ... -
(Des)Aprendendo com as diferenças: ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras desde uma perspectiva queer
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2015)Considerando la importancia de la educación para las diferencias en el contexto actual, existe una necesidad urgente de incorporar / adaptar temas problematizados basados en teorías poscríticas, como género, raza, etnia ... -
Análise de alguns aspectos do processo de aquisição da língua portuguesa por estudantes hispano-americanos na Universidade Federal de São Carlos em contextos de instrução formal e imersão
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 17/02/2017)As a mean of human communication, language enables people to act and transform the environment where they live. In this sense, the following work is inserted in the scope of Applied Linguistics, an interdisciplinary area ... -
Seu parceiro te enviou uma mensagem: estratégias de aprendizagem de línguas in-tandem presencial e virtual via WhatsApp
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2019)A partir de reuniones entre un hablante de portugués brasileño y hablantes nativos de español, veremos en este trabajo como interacciones utilizando la práctica de aprendizaje llamada Tandem, que básicamente consiste en ... -
Mapeamento dos entornos personalizados de aprendizagem (EPA) dos alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Português/Inglês da UFSCar
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2019)Esta investigación tiene como objetivo mapear el uso de plataformas de aprendizaje centradas en el usuario, especialmente los EPA (Entornos de Aprendizaje Personalizados), en el aprendizaje de lenguas extranjeras en el ...