Show simple item record

dc.contributor.authorSantos Neto, Júlio Augusto dos
dc.date.accessioned2018-05-14T20:10:30Z
dc.date.available2018-05-14T20:10:30Z
dc.date.issued2018-02-26
dc.identifier.citationSANTOS NETO, Júlio Augusto dos. Uma sequência didática sobre área e perímetro utilizando o banco de questões da OBMEP e o GeoGebra. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10004.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10004
dc.description.abstractThis work presents a didactic sequence with questions of geometry developed from a problem of the OBMEP’s Question Database using as support a dialogical text and the software GeoGebra. Based on Didactic Engineering has accessible language, animated characters and computational resources. It intends to be an alternative learning for the development the student autonomy and transforming the teacher like mediator of this one. The OBMEP question requires the calculation of the perimeter of a quadrilateral contained in an equilateral triangle. Resolution requires geometric underlying knowledge to the problem that must be explored by the activities. Another traditional problem is the calculation of the largest area possible for a constant perimeter figure. Fractions, algebra and quadratic function are associated with geometric problems contributing to a contextualized and interdisciplinary learning. The work was carried out with the first year of the course on Computer Networks Integrated to High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP), Catanduva campus, in the months of October and November of 2017.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectPerímetropor
dc.subjectÁreapor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectTexto dialógicopor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectPerimetereng
dc.subjectDialogic Texteng
dc.titleUma sequência didática sobre área e perímetro utilizando o banco de questões da OBMEP e o GeoGebrapor
dc.title.alternativeA didactic sequence on area and perimeter using OBMEP's questions database and GeoGebraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência didática com questões de geometria desenvolvidas a partir de um problema do Banco de Questões da OBMEP utilizando como apoio um texto dialógico e o software GeoGebra. Tem a Engenharia Didática como referencial teórico e faz uso de uma linguagem acessível, de personagens de desenhos animados e de recursos computacionais. Pretende ser uma alternativa de aprendizagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia do aluno tendo o professor como mediador. A questão da OBMEP solicita o cálculo do perímetro de um quadrilátero contido em um triângulo equilátero. A resolução exige conhecimentos geométricos subjacentes ao problema que são explorados pelas atividades. Outro problema trabalhado é o cálculo da maior área possível para uma figura de perímetro constante. Frações, álgebra e função quadrática são associadas aos problemas geométricos contribuindo para uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar. O trabalho foi aplicado em uma turma do 1º ano do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Catanduva, nos meses de outubro e novembro de 2017.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9805755731334466por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record