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dc.contributor.authorSouza, Rafaela Silva de
dc.date.accessioned2018-05-14T22:42:36Z
dc.date.available2018-05-14T22:42:36Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.identifier.citationSOUZA, Rafaela Silva de. Representações de professores de línguas estrangeiras em formação: materiais didáticos utilizados em práticas de ensino. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10009.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10009
dc.description.abstractConsidering the fact that the majority of the research on teaching materials focus on analysis and evaluation of textbooks (TOMLINSON, 2011; VILAÇA, 2012) and by understanding teaching materials as everything that is used as a pedagogical tool for teaching and learning languages, this work aims to identify representations (MOSCOVICI, 2015) of teacher to be from the Bachelor's Degree in Languages and Literature on two aspects: how these students establish relations between theory and practice, i.e., how they justify their professional actions in class and how they portray their conception of foreign language textbooks. To this end, we rely on the Global Teaching of Languages theory by Almeida Filho (2012), in the concepts of methods and approaches proposed by Anthony (1963) throughout the development of Teaching of Foreign Languages (RICHARDS; RODGERS, 1998; VIEIRA-ABRAHÃO, 2009; KUMARAVADIVELU, 2001) as well as in discussions about conceptions on teaching materials (VILAÇA, 2009, 2012; TOMLINSON, 2011). This work is characterized as a qualitative-interpretative research (HOLMES, 1992; MOITA LOPES, 1994; OLIVEIRA, 1998; CHIZZOTTI, 2010) since we do not intend to establish a relation between cause and consequence among the collected data. Instead, its goals are to analyses and discuss them. We hope this way we (re)think the formative contours of teachers in supervised internships and / or when teaching classes in extension projects and finally to contribute to the improvement of discussions on teaching materials.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessores em pré-serviçopor
dc.subjectLínguas estrangeiraspor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectForeign languageseng
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectTeaching materialseng
dc.titleRepresentações de professores de línguas estrangeiras em formação: materiais didáticos utilizados em práticas de ensinopor
dc.title.alternativeRepresentaciones de profesores de lenguas extranjeras en formación: materiales didácticos utilizados en prácticas de enseñanzaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Yokota, Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230517686993400por
dc.description.resumoTendo em vista que grande parte das pesquisas voltadas para discussão sobre materiais didáticos está prioritariamente focada na análise e avaliação de livros didáticos (TOMLINSON, 2011; VILAÇA, 2012) propomos – considerando materiais didáticos tudo aquilo que possa servir de instrumento pedagógico para o ensino e a aprendizagem de Línguas – identificar as representações (MOSCOVICI, 2015) de estudantes dos últimos anos de um curso de Letras quanto à concepção de materiais didáticos para aulas de Língua Estrangeira (LE), bem como de que maneira esses estudantes estabelecem relações entre a teoria e a prática docente, ou seja, como justificam suas ações pedagógicas em sala de aula. Para tanto nos baseamos na teoria de Operação Global do Ensino de Línguas, de Almeida Filho (2012), assim como nos conceitos de abordagens e métodos propostos por ANTHONY (1963), na história do ensino de Línguas Estrangeiras (RICHARDS; RODGERS, 1998; VIEIRA-ABRAHÃO, 2009; KUMARAVADIVELU, 2001), na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2015) e em discussões sobre a concepção de materiais didáticos (VILAÇA, 2009, 2012; TOMLINSON, 2011). Nosso trabalho é caracterizado como pesquisa de base qualitativa-interpretativista (HOLMES, 1992; MOITA LOPES, 1994; OLIVEIRA, 1998; CHIZZOTTI, 2010), posto que não intencionamos estabelecer uma relação de causa e consequência entre os dados coletados, mas interpretá-los e entendê-los. Esperamos por esse caminho (re) pensar os contornos formativos de professores em pré-serviço dos últimos anos de um curso de Licenciatura em Letras que tenham realizado o estágio supervisionado e/ou ministrado aulas em projetos de extensão vinculados a práticas de ensino de línguas estrangeiras, assim como contribuir para o avanço de discussões sobre materiais didáticos, tanto no contexto geral de pesquisas sobre o tema, quanto no contexto específico em que a coleta foi realizada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7194830205023873por


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