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dc.contributor.authorCarvalho, Lucas Pelegrini Nogueira de
dc.date.accessioned2018-05-15T22:30:04Z
dc.date.available2018-05-15T22:30:04Z
dc.date.issued2018-02-22
dc.identifier.citationCARVALHO, Lucas Pelegrini Nogueira de. Desempenho de idosos com diferentes níveis de escolaridade em um teste cognitivo digital. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10036.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10036
dc.description.abstractDue to the increasing number of older adults in society, as well as the prevalence of cognitive impairment in that population, accurate instruments to evaluate cognitive abilities are necessary. It is known that most of the traditional neuropsychological tests are influenced by individual’s educational background. However, there are few studies regarding digital tests usage among the elderly with low schooling. In this study, we aimed to do a systematic literature review to analyze the interaction between older adults’ years of education and digital evaluations; also, we proposed comparing the performance of Brazilian older adults with different educational background in a digital change detection test; as well as compare this test’s results with other, non-digital, cognitive tests. Results are presented in article format. The first, a systematic literature review, analyzed the role of educational level on cognitive digital tests. After the justified exclusions, seven papers from the previous five years were selected. Associations between older adults’ performance on digital tests and educational background were not found. In the second study, the aim was to verify the performance of older adults in a cognitive digital test and comparing its results with traditional cognitive instruments. Participants were assigned into three different groups according to their years of education: G1 (illiterates, n= 55), G2 (1 to 4 years of education, n= 98 ), G3 (5 years of education or more, n= 27. There weren’t differences between the illiterates (G1) and lower-education groups (G2); however, it was observed a difference between these two groups and the higher-education group (G3) regarding performance on change detection task. Furthermore, the digital test was correlated to ACE-R’s general score and its language domain for G3. It is necessary to keep investigating the use of digital tests in the elderly.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso restritopor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectEscolaridadepor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectTestes neuropsicológicospor
dc.subjectGerontologiapor
dc.subjectOlder adultseng
dc.subjectYears of educationeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectNeuropsychological testseng
dc.subjectGerontologyeng
dc.titleDesempenho de idosos com diferentes níveis de escolaridade em um teste cognitivo digitalpor
dc.title.alternativePerformance of older adults with heterogeneous schooling in a digital cognitve taskeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pavarini, Sofia Cristina Iost
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1983620301963081por
dc.description.resumoConsiderando o número crescente de idosos e a prevalência de declínio cognitivo nesta população, instrumentos e ferramentas de avaliação cognitiva que levem em conta a heterogeneidade deste segmento populacional são importantes e estudos nesta área ainda são necessários. A literatura tem mostrado que testes cognitivos tradicionais já validados e amplamente utilizados apresentam estreita relação com a escolaridade. No entanto, há uma escassez de estudos que analisem o uso de testes digitais para idosos com baixa escolaridade. Assim, este estudo teve por objetivos: 1) realizar uma revisão da literatura para verificar se na mesma existem estudos que abordem a relação entre escolaridade e desempenho de idosos avaliados por meio de testes digitais; 2) analisar o desempenho de idosos com diferentes níveis de escolaridade em um teste digital de detecção de mudanças e comparar os resultados do teste digital de detecção de mudanças com outros instrumentos de avaliação cognitiva não digital em idosos com diferentes níveis de escolaridade. Os resultados estão apresentados no formato de artigo. O primeiro, um estudo de revisão sistemática da literatura, buscou verificar se existe relação entre a escolaridade e o desempenho de idosos em testes cognitivos digitais. Foram selecionados sete estudos dos últimos cinco anos e não foram encontradas associações entre o desempenho dos idosos nos testes digitais e a escolaridade. O segundo artigo, teve como objetivo verificar o desempenho de idosos em um teste cognitivo digital e comparar com testes cognitivos tradicionais aplicados em papel. Foram avaliados em domicilio 180 idosos usuários dos serviços de atenção primaria à saúde do município de São Carlos, sendo divididos em três grupos, de acordo com o número de anos de estudo: G1 (analfabetos, n= 55), G2 (entre 1 e 4 anos de estudo, n= 98 ), G3 (5 anos ou mais de estudo, n= 27). Não foram encontradas diferenças entre os grupos analfabetos (G1) e baixa escolaridade (G2), contudo, observou-se diferença entre estes dois e o grupo com alta escolaridade (G3) no desempenho do teste digital. Além disso, o teste digital de detecção de mudanças se correlacionou com a pontuação geral do Addenbrooke’s Cognitive Evaluation - Revised e com o domínio de linguagem para o grupo G3. Há necessidade de se continuar investigando o uso de testes digitais em idosos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.ufscar.embargo12 meses após a data da defesapor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7691931540625109por


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