Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAzevedo, Cristian Fernando
dc.date.accessioned2018-05-21T17:52:42Z
dc.date.available2018-05-21T17:52:42Z
dc.date.issued2017-11-29
dc.identifier.citationAZEVEDO, Cristian Fernando. O ensino de transformações químicas em ambiente não-formal: ênfase na produção de açúcar e álcool. 2017. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10084.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10084
dc.description.abstractThe contextualization in the teaching of chemistry is indispensable for the comprehension of the expressions of the concepts in the school with the daily life. The research carried out and evaluated the process of teaching learning for the students of the third year of high school of the State School Coselheiro Gavião Peixoto in relation to the concepts on the subject of chemical transformations. What is, therefore, is to provide a more comprehensive approach of a contextualized approach that allows to respond, which learning variables promoted from the study of the productive system of sugar and alcohol. The data collection was based on questionnaires, flowchart, visit to the community, the name of the group of students and the answers of the professor researcher during the development of all the research and the accomplishment of a series of activities a plant. The analysis of the data was performed in a qualitative approach, both the pre-verbal and post-questionnaire questionnaires of a categorical analysis were presented as having been on a course that the students developed the skills and competences necessary for the chemical change of a The physical transformation and the decision-making capacity regarding environmental and social issues in relation to the means of production. The empowerment of students during project activities, especially during the week they promote, school reform, school of activities and learning of teaching-learning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino não formalpor
dc.subjectTransformações químicaspor
dc.titleO ensino de transformações químicas em ambiente não-formal: ênfase na produção de açúcar e álcoolpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Clélia Mara de Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451284088402660por
dc.description.resumoA contextualização no ensino de Química é indispensável para a compreensão de uma linguagem expressa em reações químicas, símbolos e fórmulas. É importante que os estudantes sejam capazes de relacionar os conceitos ministrados na escola ao seu cotidiano. A pesquisa realizou e avaliou o processo de ensino aprendizagem para os alunos do terceiro ano de Ensino Médio, da Escola Estadual Conselheiro Gavião Peixoto, em relação aos conceitos sobre o tema transformações químicas. O objetivo, portanto, é propiciar uma aprendizagem significativa, utilizando uma abordagem contextualizada que permita responder, quais as evidências de aprendizagem promovidas a partir do estudo do sistema produtivo de açúcar e álcool. A coleta de dados foi baseada em questionários, fluxograma, visita à usina, diários de bordo dos alunos e em observações do professor pesquisador, durante o desenvolvimento de toda a pesquisa, bem como, a realização de uma feira do conhecimento, na qual os alunos apresentaram à comunidade escolar, o funcionamento de uma usina. A análise dos dados foi pautada numa abordagem qualitativa, baseada nos questionários prévios e pós e nos diários dos estudantes a partir de uma análise categorial, pela qual foi possível observar que os alunos desenvolveram as habilidades e competências necessárias para diferenciar uma transformação química de uma transformação física, bem como, a capacidade de tomada de decisão frente às questões ambientais e sociais relacionadas aos meios de produção. O engajamento dos alunos durante as atividades do projeto, em especial na feira que promoveram, reforça a necessidade da escola desenvolver atividades nas quais os alunos assumam a responsabilidade do seu processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples