Show simple item record

dc.contributor.authorPaschoalino, Patrick Thiago
dc.date.accessioned2018-08-23T18:02:54Z
dc.date.available2018-08-23T18:02:54Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10399
dc.description.abstractThe objective of this work was the development of a didactic sequence for the presentation of the set of complex numbers for the students of the third year of High School. The activities carried out prioritized the geometric approach, aiming at the application of operations in geometric transformations of figures (rotation, translation and homotetia), which represents one of the learning situations in the Student Book. These activities were carried out with the intention of minimizing the resistance and disinterest presented, in most cases, by students in relation to the content "Complex Numbers". Preliminary studies were carried out on the history and theory behind the didactic sequence.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectNúmeros complexospor
dc.subjectTransformações geométricaspor
dc.subjectVetorespor
dc.subjectRepresentação no planopor
dc.subjectComplex numberseng
dc.subjectGeometric transformationseng
dc.subjectVectorseng
dc.subjectRepresentation in the planeeng
dc.titleNúmeros complexos e transformações geométricaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bertoncello, Luciene Nogueira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8028970771846775por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma sequência didática para a apresentação do conjunto dos números complexos aos alunos da terceira série do Ensino Médio. As atividades realizadas priorizaram a abordagem geométrica, visando a aplicação das operações em transformações geométricas de figuras (rotação, translação e homotetia), o que representa uma das situações de aprendizagem do Caderno do Aluno. Estas atividades foram realizadas com o intuito de minimizar a resistência e o desinteresse apresentados, na maioria das vezes, pelos alunos em relação ao conteúdo “Números Complexos”. Foram realizados estudos preliminares sobre a história e a teoria que fundamentaram a sequência didática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record