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dc.creatorZem-lopes, Aparecida Maria
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:25Z
dc.date.available2010-02-26
dc.date.available2016-06-02T19:16:25Z
dc.date.issued2009-12-21
dc.identifier.citationZEM-LOPES, Aparecida Maria. A relação entre a tecnologia da informação e comunicação e a competitividade : estudo em empresas do pólo calçadista de Jaú/SP. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1042
dc.description.abstractJaú´s region, in the center of the State of São Paulo, is home for a group of companies specialized in the production of women shoes. They are industries, studios or backstitch stands, raw material suppliers, machines and equipments, for the whole productive chain of the shoes industries, including the tanneries, responsible for the supply of the main raw material used: the leather. This structure allows the denomination of this area as Local Cluster, where several players, from public and private sectors, articulate themselves together seeking increase in productivity and competitiveness in the market sector. To best use these arrangements and to increase their efficiency of their actions, it is necessary the use of information and communication technologies that can optimize their processes and information flows, improving their competitiveness. In this context, this exploratory and descriptive research aimed to identify the paper of the Information and Communication Technology and its influence on the competitiveness of these companies based on some indicators like design, quality of the products, flexibility of the production, human resources, infrastructure and others. The collection of data was accomplished through interviews with the managers of a sample of these companies, using the interview instrument elaborated this research, following the appropriate ethical precepts. The results of the interviews indicated a disagreement on forms of management by the accounted companies, which leads to only 10% of them taking part on the Local Cluster. The remaining ones not only do not participate in the cluster, but also show no interest in getting involved in larger events, such as local, regional or national trade fairs, important for the competitiveness of these companies. It is critical for the survival and growth of the cluster a larger awareness of the importance of the junction of efforts by the companies, through a greater fulfillment of meetings, so that they may share problems and solutions and start seeing each other as partners, not rivals. The results obtained will be disseminated to companies and players in the region with a view to supporting the development of the Local Cluster.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento social - ciência, tecnologia e sociedadepor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectIndústria do calçadopor
dc.subjectArranjo produtivo localpor
dc.titleA relação entre a tecnologia da informação e comunicação e a competitividade : estudo em empresas do pólo calçadista de Jaú/SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Wanda Aparecida Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7609135667093837por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6123540746643830por
dc.description.resumoA região de Jaú, no centro do Estado de São Paulo, abriga um conjunto de empresas especializadas na produção de calçados femininos. São indústrias, ateliês ou bancas de pesponto, fornecedores de matéria-prima, máquinas e equipamentos, para toda a cadeia produtiva coureiro-calçadista, inclusive curtumes, responsáveis pelo fornecimento da principal matéria-prima utilizada: o couro. Esta estrutura permite a denominação desta região como Arranjo Produtivo Local (APL), onde vários atores, públicos e privados, se articulam visando ganhos em produtividade e competitividade no mercado de atuação. Para potencializar estes arranjos e torná-los mais eficientes no cumprimento de suas ações, é necessário o uso de tecnologias de informação e comunicação capazes de otimizar seus processos e fluxos informacionais, melhorando sua competitividade. Neste contexto, esta pesquisa exploratória e descritiva, teve o objetivo de identificar o papel da Tecnologia da Informação e Comunicação e sua influência para a competitividade destas empresas através de alguns indicadores como design, qualidade dos produtos, flexibilidade da produção, recursos humanos, infra-estrutura, entre outros. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com os gestores de uma amostra destas empresas, utilizando instrumento elaborado para esse fim, que permitiu caracterizar estas empresas, levantar o grau de envolvimento com as ações do Arranjo Produtivo Local e, também, identificar a percepção das mesmas com relação aos benefícios e dificuldades do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, seguindo os preceitos éticos. Através dos relatos obtidos, foi possível observar que há divergência de opinião e formas de gestão distintas nas empresas participantes da pesquisa, ou seja, apenas 10% delas participam das atividades promovidas pelo Arranjo Produtivo Local. As demais, não só não participam como não demonstram interesse em se envolver sequer em eventos maiores como feiras locais, regionais ou nacionais, importantes para a competitividade do setor. Os resultados mostraram que as empresas sabem da necessidade de estarem atualizadas com relação às Tecnologias de Informação e Comunicação e da importância delas no aumento da produtividade e competitividade, porém, fatores como alto preço e falta de pessoas capacitadas para lidar com estas tecnologias impedem que se atualizem. É fundamental, para a sobrevivência e crescimento do APL, uma maior promoção de reuniões, sensibilização das empresas sobre a importância da união das forças, do compartilhamento dos problemas e soluções, a fim de que as empresas envolvidas se enxerguem como parceiras e não como concorrentes. Os resultados obtidos nesta pesquisa serão disseminados para as empresas e atores da região com intuito de colaborar com o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Calçados de Jaú.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor


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