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dc.contributor.authorChilles Xavier, Fábio
dc.date.accessioned2018-12-03T16:03:43Z
dc.date.available2018-12-03T16:03:43Z
dc.date.issued2018-08-24
dc.identifier.citationCHILLES XAVIER, Fábio. "O futuro não é mais como era antigamente": o rock nacional e o ensino de História.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10752.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10752
dc.description.abstractThis work is an action research that sought identify possible contributions of national rock music of teaching History from the work as a teacher in a private school in region of Itapetininga. Music was understood here, on one hand as a product of the cultural industry, from the Adornian perspective; and on the other hand as an important object of cultural mediation linked to socio-interactionist conceptions of Lev Vygotsky. Thus, having main objetive the possibility of use sophistication concepts such as "conscience" and "historical empathy", addressed by John Rüsen and Peter Lee at History tutorship. We sought to analyze the contributions of a didactic sequence developed with students of the first and second year of high school, on the contents "Invasion and Colonization of Brazil" and "Industrial Revolution", having as support the songs "Índios", "Fábrica" and "Captain of Industry"; of bands Legião Urbana and Os Paralamas do Sucesso. Among the results obtained, based on the analyzes by students during the process was possible conclude that work carried out provided for mental formulations among these students who showed involvement with historical agents of other temporalities and relevant conceptual appropriations of historical themes and having music as one of the learning axes. In general, spontaneous concepts were with the aid of the songs transformed into scientific concepts.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectRock Nacionalpor
dc.subjectPesquisa-açãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectIndústria Culturalpor
dc.subjectSociointeracionismopor
dc.subjectConsciência Históricapor
dc.subjectEmpatia Históricapor
dc.subjectHistory Teachingpor
dc.subjectBrazilian rockeng
dc.subjectAction researcheng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectCultural Industryeng
dc.subjectSociointeractionismeng
dc.subjectHistorical Consciousnesseng
dc.subjectHistorical Empathyeng
dc.title"O futuro não é mais como era antigamente": o rock nacional e o ensino de História.por
dc.title.alternative"Le future n'est plus comment était anciennement": le rock national et le enseignement d'Histoire.fra
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Hylio Laganá
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602045624096por
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa-ação que buscou identificar possíveis contribuições de músicas do rock nacional para o ensino de História a partir do trabalho como docente de um colégio particular da região de Itapetininga-SP. A música foi entendida aqui, por um lado, como um produto da indústria cultural, sob a perspectiva adorniana; e, por outro, como um importante objeto de mediação cultural, vinculado as concepções socio-interacionistas de Lev Vygotsky. Assim, tendo como horizonte, a partir do ensino de história, a possibilidade de sofisticação de conceitos como “consciência” e “empatia histórica”, abordados por John Rüsen e Peter Lee; buscou-se analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida com estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio, sobre os conteúdos “Invasão e Colonização do Brasil” e “Revolução Industrial”, tendo como suporte as músicas “Índios”, “Fábrica” e “Capitão de Indústria”; das bandas Legião Urbana e Os Paralamas do Sucesso. Entre os resultados obtidos, com base nas análises realizadas pelos estudantes no decorrer do processo, está a conclusão de que o trabalho realizado oportunizou formulações mentais entre os estudantes que demonstraram envolvimento com agentes históricos de outras temporalidades, e relevantes apropriações conceituais de temas históricos, tendo a música como um dos eixos de aprendizagem. De um modo geral, conceitos espontâneos foram, com o auxílio das músicas, transformados em conceitos científicos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3651781426442610por


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