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dc.contributor.authorGlanso, Claudia Militão Berbert
dc.date.accessioned2018-12-12T16:47:41Z
dc.date.available2018-12-12T16:47:41Z
dc.date.issued2018-08-08
dc.identifier.citationGLANSO, Claudia Militão Berbert. O uso do espaço aeroportuário pela espécie Coragyps atratus. Estudo de caso: Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro - SBJD. 2018. Dissertação (Mestrado em Conservação da Fauna) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10797.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10797
dc.description.abstractThe danger to aviation safety due to birds has drawn attention for many years. In Brazil, more than 8,000 wildlife collisions were recorded between 2011 and 2015, in addition to a significant increase in wildlife sightings at airports or their immediate surroundings. This increase may be due to the fact that aerodromes are naturally attractive to the fauna, especially birds, because they are large open areas, protected from predators and humans, and have water and food sources for many species. The management of bird risk, in order to be efficient, must rely on local actions of data collection and observation of the attractive fauna-problem factors such as the black-headed vulture (Coragyps atratus), widely distributed throughout Brazil. Thus, the present study aimed to understand the use of the airport space by the C. atratus species, as well as the attraction factors that keep it frequently present inside the SBJD airport site and propose management measures aiming to reduce the potential risk of collisions. For this purpose, the species was monitored for 14 months to identify the most critical points. The analysis, through Kernel Maps, indicated that having restaurants inside the airport site interferes with the presence density of the species, and its higher frequency in the rainy/hot period. A Fauna Risk Management Program was also developed with the objective of managing the risk of collision between animals and aircraft operating at and around the aerodrome, through procedures and operational routines.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAvaliação de riscos ambientaispor
dc.subjectAvespor
dc.subjectFocos de atraçãopor
dc.subjectAeroportospor
dc.subjectEnvironmental risks assessmenteng
dc.subjectBirdseng
dc.subjectFocus of attractioneng
dc.subjectAirportseng
dc.titleO uso do espaço aeroportuário pela espécie Coragyps atratus. Estudo de caso: Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro - SBJDpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moschini, Luiz Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2728357583462262por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Wesley Rodrigues
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2864071049485978por
dc.description.resumoO perigo representado pelas aves à segurança da aviação desperta a atenção há muitos anos. No Brasil, foram registradas mais de 8.000 colisões com fauna entre 2011 e 2015, além de um significativo aumento no avistamento da fauna nos aeroportos ou em seu entorno imediato. Este acréscimo pode ser associado ao fato de os aeródromos serem locais naturalmente atrativos à fauna, sobretudo às aves, por serem grandes áreas abertas, protegidas de predadores e humanos, e por disporem de fontes de água e alimento para muitas espécies. O gerenciamento do risco aviário, para ser eficiente, deve contar com ações locais de coleta de dados e da observação dos fatores atrativos de fauna-problema como o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), amplamente distribuído em todo Brasil. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo compreender o uso do espaço aeroportuário pela espécie C. atratus, bem como os fatores de atração que a mantém frequentemente presente no interior do aeroporto estadual de Jundiaí - SBJD e propor medidas de gerenciamento visando à redução do potencial risco de colisões. Para tanto, foram realizados monitoramentos da espécie, ao longo de 14 meses, para identificação dos pontos mais críticos. A análise, por meio de Mapas de Kernel, indicou a possibilidade da existência de restaurantes no interior do sítio aeroportuário interferir na densidade da presença da espécie, e sua maior frequência no período chuvoso/quente. Foi elaborado também um Programa de Gerenciamento do Risco de Fauna com o objetivo de gerenciar o risco de colisão entre animais e aeronaves em operação no aeródromo e em seus arredores, por meio de procedimentos e rotinas operacionais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - PPGCFaupor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAISpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6325317175136457por


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