Show simple item record

dc.creatorCamargo Junior, Ivo di
dc.date.accessioned2019-01-21T19:37:06Z
dc.date.available2019-01-21T19:37:06Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10852
dc.description.abstractThis thesis aims to bring together some of the various concepts of Mikhail Bakhtin's broad range of studies and to correlate them with film language. On the studies carried out in a broad and unorganized manner completely by Robert Stam, a North American researcher dedicated to both Bakhtin and cinema, both as aesthetics and as language, we developed the junction of theories in a dialogical work. In this thesis we bring together the most diverse forms of expression of Bakhtinian thought and try to exemplify them, to demonstrate them, to give them a more understandable form of understanding, using the cinematographic language as another in this intellectual theoretical dialogue. Knowing that cinema and its language were never the intellectual goal of Bakhtin, we approach his theory in a dialogical way, in the pursuit of cinema as alterity. It was observed the polyphony present in the cinematographic works and of Mikhail Bakhtin, among other possible dialogues. A study was developed which sought to further enrich Bakhtinian studies in our country and which is presented as a thesis that addresses the dialogue, understanding and convergence between the forms of study, with a common objective, to demonstrate the feasibility and of Bakhtinian concepts in a living, multidisciplinary and dialogic art that is cinema.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMikhail Bakhtinpor
dc.subjectLinguagem cinematográficapor
dc.subjectRelações dialógicaspor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectPolifoniapor
dc.subjectMikhail Bakhtineng
dc.subjectCinematographic languageeng
dc.subjectDialogical relationseng
dc.subjectOthernesseng
dc.subjectPolyphonyeng
dc.titleMikhail Bakhtin na linguagem cinematográficapor
dc.title.alternativeMikhail Bakhtin in film languageeng
dc.title.alternativeMijail Bajtín en el lenguaje cinematograficospa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Miotello, Valdemir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131819326282708por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8581328922233655por
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo oferecer suporte para relações dialógicas entre a ampla rede de conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin e a linguagem cinematográfica, ao discutir, operacionalizar e reunir, ética e esteticamente, a obra bakhtiniana a um grupo variado de filmes. Para isto, partimos da experiência comprovada do pesquisador estadunidense Robert Stam e seus estudos sobre cinema e Bakhtin, com o qual se buscou estabelecer diálogo para o desenvolvimento de um trabalho dialógico tanto como linguagem quanto esteticamente na busca de desenvolver em maior grau ideias que o pesquisador ofereceu como proposta, porém não como análise profunda. Dessa forma, buscou-se também expor nesta tese as mais variadas formas de expressão do pensamento bakhtiniano de modo a exemplificá-los, comprová-los e dar-lhes uma forma de entendimento sempre buscando a compreensibilidade dentro da linguagem cinematográfica, assumindo relação de alteridade para com esta dentro do diálogo intelectual. Ao considerar que o cinema e sua linguagem não foram objeto de análise ou pesquisa de Bakhtin, tendo sido somente objeto de entretenimento para o mesmo, esta tese se propõe dialogicamente relacionar sua teoria junto à linguagem cinematográfica em relação clara de alteridade, observando a polifonia presente nas obras fílmicas e outros conceitos como carnavalização, dentre outros possíveis. Por fim, desenvolveu-se um trabalho que buscou enriquecer o legado intelectual de Mikhail Bakhtin e seu círculo em nosso país, propondo uma tese sobre o diálogo, o entendimento e as convergências entre as formas de estudo realizadas, com o objetivo de comprovar a viabilidade e atualidade dos conceitos do filósofo russo em uma arte viva, multidisciplinar e dialógica que é a sétima arte ou o cinema.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguísticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record