Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCalderan, Andréa
dc.date.accessioned2019-01-25T17:31:30Z
dc.date.available2019-01-25T17:31:30Z
dc.date.issued2018-02-16
dc.identifier.citationCALDERAN, Andréa. Construção empírica do conceito de infância: o significado de Infância para os professores da Educação Infantil de São Carlos - SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10859.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10859
dc.description.abstractIn the last years the concept of childhood has gained new meanings, as well as the children's practices. Perhaps the greatest challenge of these new meanings lies within the school context in dealing with the child pluralism. In order to analyze how schools have been dealing with the transformations of the concept of childhood and its plurality, this work has sought to analyze the present concept of childhood in a kindergarten. To this end, this work sought to analyze the main educational policies that focus on Early Childhood Education, as well as to know more closely the daily life of a school, its teachers and its pedagogical practices. The theoretical-methodological contribution of the Objective Hermeneutics was used in this work from the data collection to the analysis of the interviews with the teachers. Finally, the Critical Theory of Society was used as a theoretical basis to carry out a final analysis on the themes that permeated the study. With the conclusion of the study, it was possible to verify that the school is not carried by a single conception of childhood, since this conception is diversified from different factors: based on the policies, between the formations of its teachers, its pedagogical proposals or, even in the problem of child's adultifying, which goes beyond the walls of the school.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectConceito de Infânciapor
dc.subjectHermenêutica objetivapor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectChildhood concepteng
dc.subjectObjective hermeneuticseng
dc.subjectCritical theoryeng
dc.titleConstrução empírica do conceito de infância: o significado de Infância para os professores da Educação Infantil de São Carlos - SPpor
dc.title.alternativeEmpirical construction of the childhood concept: the meaning of childhood for early education teachers in São Carlos - SPeng
dc.title.alternativeConstrucción empírica del concepto de infancia: el significado de infancia para los profesores de educación infantil de São Carlos - SPspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4768579559449929por
dc.description.resumoNos últimos anos o conceito de Infância tem ganhado novos significados, assim como as práticas infantis. Talvez o maior desafio dessas novas significações esteja dentro do contexto escolar, ao lidar com o pluralismo infantil. A fim de analisar como as escolas vêm tratando as transformações do conceito de Infância e sua pluralidade, este trabalho buscou analisar o atual conceito de Infância em uma escola de Educação Infantil. Para isso, este trabalho buscou analisar as principais políticas educacionais que tem como foco a Educação Infantil, bem como, conhecer mais de perto o cotidiano de uma escola, de seus professores e suas práticas pedagógicas. Para tanto, foi utilizado como aporte teórico-metodológico a Hermenêutica Objetiva desde as coletas de dados até a análise das entrevistas com as professoras. Por fim, utilizou-se a Teoria Crítica da Sociedade como fundamentação teórica para realizar uma ultima análise sobre os temas que permearam o estudo. Com a conclusão do trabalho, foi possível constatar que a escola não é carregada por uma só concepção de infância, visto que esta concepção se diversifica a partir de diferentes fatores: baseados nas políticas, entre as formações de seus professores, nas suas propostas pedagógicas ou, até mesmo, na problemática da adultização infantil, que vai além dos muros da escola.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1662540por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1763993732987192por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples