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dc.contributor.authorSantos, Isabela Bagliotti
dc.date.accessioned2019-02-13T11:37:09Z
dc.date.available2019-02-13T11:37:09Z
dc.date.issued2017-02-17
dc.identifier.citationSANTOS, Isabela Bagliotti. Formação de professores atuantes em salas de recursos: identificação e uso de tecnologia assistiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10959.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10959
dc.description.abstractCurrently, Special Education Target Public students attend regular schools, in a regular period of common classes; and in the opposite period in the Resource Rooms. Within them the content should be presented to the students in a more attractive and facilitating way. One way to make learning effective is to use Assistive Technology and its resources during class. Considering the importance of the same, the main objective of this work was to verify the training of resource room teachers for the use of Assistive Technology and also how they are using these resources during classes. The data were obtained through a research that investigated the training of 12 teachers working in Resource Rooms in a region in the interior of the state of São Paulo, if they are prepared to work with Assistive Technology resources, which Assistive Technology the rooms investigated have according to the opinion and perception of teachers and the use of Assistive Technology resources within the Resource Rooms. The data collection was performed through the semi-structured interview and also through the check-list performed to verify the Assistive Technology resources present in the Resource Rooms. The data analysis was based on the qualitative approach, considering the 12 participating teachers of the research as subjects of the same. All professors interviewed are graduates in Pedagogy, some postgraduates in Special Education, others in Psychopedagogy and Neurosciences. Although many reported that they had access to Assistive Technology content during graduation, some mentioned that they did not have access effectively; therefore, there is a loss in their understanding of what Assistive Technology is about, what resources they have in their Multifunctional Resource Room and also during their use. The checklist shows the amount of Assistive Technology resources and equipment present in the rooms investigated, demonstrating that many resources are repeated, such as domino games, and that others are also forgotten and not used by teachers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectSalas de recursospor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectResource roomseng
dc.titleFormação de professores atuantes em salas de recursos: identificação e uso de tecnologia assistivapor
dc.title.alternativeTraining of teachers in resource rooms: identification and use of assistive technologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toyoda, Cristina Yoshie
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872141115382552por
dc.description.resumoAtualmente os alunos Público Alvo da Educação Especial frequentam as escolas regulares, em um período regular de aulas comuns; e no período contrário nas Salas de Recursos. Dentro delas o conteúdo deve ser apresentado aos alunos de forma mais atraente e facilitadora. Um dos meios para que o aprendizado seja efetivo é o uso da Tecnologia Assistiva e de seus recursos durante as aulas. Considerando a importância da mesma, o presente trabalho teve como objetivo principal verificar a formação dos professores de salas de recursos para o uso de Tecnologia Assistiva e também como estão utilizando esses recursos durante as aulas. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa que investigou a formação de 12 professores que trabalham em Salas de Recursos em uma região do interior do estado de São Paulo, se os mesmos estão preparados para trabalhar com recursos de Tecnologia Assistiva, quais recursos de Tecnologia Assistiva as salas investigadas possuem de acordo com a opinião e percepção dos professores e a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva dentro das Salas de Recursos. A coleta dos dados foi realizada através da entrevista semiestruturada e também através do check-list realizado para verificar os recursos de Tecnologia Assistiva presentes nas Salas de Recursos.A análise dos dados foi baseada na abordagem qualitativa, considerando os 12 professores participantes da pesquisa como sujeitos da mesma. Todos os professores entrevistados são graduados em Pedagogia, alguns pós-graduados em Educação Especial, outros em Psicopedagogia e Neurociências. Embora muitos tenham relatado que tiveram acesso a conteúdos de Tecnologia Assistiva durante a graduação alguns mencionaram que não tiveram acesso de forma efetiva; dessa forma, há um prejuízo no entendimento dos mesmos sobre o que é Tecnologia Assistiva, sobre quais recursos possuem em sua Sala de Recursos Multifuncionais e também durante a utilização dos mesmos.O check-list mostrou a quantidade de recursos e equipamentos de Tecnologia Assistiva presentes nas salas investigados, demonstrando que muitos recursos são repetidos, como por exemplo, jogos de dominós, e que também outros são esquecidos e não utilizados pelos professorespor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6861004244249411por


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