Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorNeves, Ranúzy Borges
dc.date.accessioned2019-02-27T17:32:25Z
dc.date.available2019-02-27T17:32:25Z
dc.date.issued2019-02-20
dc.identifier.citationNEVES, Ranúzy Borges. Uma introdução ao estudo das Funções Trigonométricas com recursos artísticos e seminários sobre a História da Matemática no 2º ano do Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11035.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11035
dc.description.abstractThe main objective of this study is to investigate whether the use of artistic methodologies effectively contributes to motivate second grade students of High School Integrated with Technical Education in Industrial Automation and Computing, at the Federal Institute of Santa Catarina, São Bento do Sul, to learn the concepts related to Mathematics, especially the content of Trigonometric Functions. In order to obtain a response to this research problem, the theoretical basis was given by several authors who discussed such topics in creativity in Mathematics classes , Art as a didactic tool, History of Mathematics and Seminars, the teacher / author of this work used parodies , played her guitar while teaching topics such as trigonometric reasons and notable angles. Then she also proposed to seminar on the History of Trigonometry, whose evaluation criteria were mastery of content and creativity. This last skill was required in order to be a distinction in any professional career nowadays, although not much explored in mathematics classes. Resources such as whiteboard, textbook, slides, videos and exercise lists were also used during the two-month teaching-learning session, ending with a Geogebra software summary by the cell phone or computer access. In the seminar presentations, several teams recounted facts of the biography and the main contributions to Trigonometry and Sciences in general of the mathematicians Hipparchus of Niceia, Claudius Ptolemy, François Viète, John Napier, Isaac Newton, Leonhard Euler and Bhaskara Akaria through artistic expressions such the music (parodies), theater, video, poem, poetry, chronic, etc. After the conclusion of the subject and in order for the students to evaluate the didactic proposal, a voluntary and anonymous questionnaire was applied. The analysis of the answers indicated that most of the students approved the methodology used, requesting it’s maintenance and extension. Through their greater participation and interaction in the classes as well as in the study in overtime, together with the quality of the presented works, it was verified that the return to the questioning initially proposed in this research was positive. This way, it was verified that the use of Art as a didactic tool in Mathematics can be a good way to increase students’ motivation in the subject.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFunções trigonométricaspor
dc.subjectArtespor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectSemináriospor
dc.subjectTrigonometric functionseng
dc.subjectArtseng
dc.subjectCreativityeng
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectSeminarseng
dc.titleUma introdução ao estudo das Funções Trigonométricas com recursos artísticos e seminários sobre a História da Matemática no 2º ano do Ensino Médiopor
dc.title.alternativeAn introduction to the study of Trigonometric Functions with artistic resources and seminars on the History of Mathematics in the 2nd year of high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050por
dc.description.resumoTem-se por principal objetivo, nesse estudo, investigar se o uso de metodologias artísticas contribui efetivamente para motivar os estudantes das turmas de 2º ano do Ensino Médio Integrado Técnico em Automação Industrial e Informática do Instituto Federal Catarinense - Campus São Bento do Sul a aprenderem os conceitos ligados à Matemática, em particular o conteúdo de Funções Trigonométricas. Para obter uma resposta a esse problema de pesquisa, cuja fundamentação teórica se deu por diversos autores que discorreram sobre temáticas como a criatividade em aulas de Matemática, a Arte como ferramenta didática, a História da Matemática e os Seminários, a professora/autora desse trabalho utilizou paródias, tocadas com seu violão, no ensino de tópicos como razões trigonométricas e ângulos notáveis. Em seguida, também propôs um seminário sobre a História da Trigonometria, cujos critérios de avaliação foram domínio de conteúdo e criatividade. Essa última habilidade foi exigida tendo em vista ser um diferencial em qualquer carreira profissional na atualidade, apesar de pouco explorada nas aulas de Matemática. Recursos como lousa, livro didático, slides, vídeos e listas de exercícios também foram usados no decorrer dos dois meses de ensino-aprendizagem do assunto, encerrado com um resumo via software/aplicativo Geogebra, acessado pelo celular ou computador. Na apresentação do seminário, diversas equipes contaram fatos da biografia e as principais contribuições para a Trigonometria e Ciências em geral dos matemáticos Hiparco de Niceia, Cláudio Ptolomeu, François Viète, John Napier, Isaac Newton, Leonhard Euler e Bhaskara Akaria por meio de expressões artísticas como música (paródias), teatro, vídeo, poema, poesia, crônica, etc. Após a conclusão do tema e no intuito de que os discentes avaliassem a proposta didática, foi aplicado um questionário, de caráter voluntário e anônimo, cuja análise das respostas apontou que a maioria dos alunos aprovou a metodologia utilizada, solicitando ainda que fosse mantida e ampliada. Mediante maior participação e interação deles nas aulas bem como nos plantões pedagógicos, aliada à qualidade dos trabalhos apresentados, verificou-se que o retorno ao questionamento proposto inicialmente nessa pesquisa foi positivo. Dessa forma, percebe-se que o uso da Arte como ferramenta didática em Matemática pode ser mais um caminho capaz de aproximar os estudantes da disciplina.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6120167882171343por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem