Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCañas Chávez, Fidel Armando
dc.date.accessioned2019-02-28T17:08:37Z
dc.date.available2019-02-28T17:08:37Z
dc.date.issued2019-02-08
dc.identifier.citationCAÑAS CHÁVEZ, Fidel Armando. “Aqui não é um paraíso, mas é muito bom”: imersão e identidade de jovens africanos francófonos aprendizes de português no Distrito Federal. 2019. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11045.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11045
dc.description.abstractLanguage, identity and learner were not always closely related concepts. During the years of the tradition of the structuralism, in the second half of the twentieth century, there was a separation of these concepts, making them independent, systematizable and stable. This thesis aimed to follow the theoretical flow of poststructuralist thinking in the indissoluble relationship between identity, language, learning and individuals who learn and put themselves in active process. I focused epistemologically on the field of Applied Linguistics, as a phenomenological area that gave fundamental support to the present thesis, which aimed to understand the process of identity construction of learners of Portuguese as a foreign language of a group of 23 young Francophone Africans who came to Brazil in the year 2017 to take an immersion course within the framework of the Programa de Estudante Convênio de Graduação (conventionally called as pre-PEC-G). Methodologically, the research was characterized as a case study, and the elements of data collection were the recordings of the interviews of three simulated Portuguese Proficiency Certificate for Foreigners (Celpe-Bras) conducted throughout the school year, and dense participant observation as well. The analysis was made through the stories or narratives that the youngsters verbalized about their experience in Brazil. The objective of the research was to understand how young people subjectively position themselves to narrate their processes of identity construction as learners of Portuguese in Brazil. This construction process was analyzed as a place of struggle engaged in diverse communities of practice with acts of resistance and non-participation that generated ambivalences and contradictions in the apprentices and I observed a construction of identity that was also influenced by the imagined communities that the young people previously owned and raised in Brazil. Finally, it was analyzed how the social imaginary had repercussions in the identification of the young apprentices in immersion condition in Brazil. The research also aimed to contribute as a reading to reflect on the learning processes of foreign languages, under the poststructuralist theories of the construction of identities, in order to fit the theoretical ground of Brazilian researches that embrace the teaching and learning of Brazilian Portuguese as second language or foreign language.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTeorias pós-estruturalistas da linguagempor
dc.subjectPortuguês como Língua Estrangeirapor
dc.subjectConvênio PEC-Gpor
dc.subjectIdentidade e aprendizagem de línguas estrangeiras em situação de imersãopor
dc.title“Aqui não é um paraíso, mas é muito bom”: imersão e identidade de jovens africanos francófonos aprendizes de português no Distrito Federalpor
dc.title.alternative"Here is not a paradise, but it is very good": immersion and identity of young francophone african learners of portuguese in the Federal District, Brazileng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5030878430187815por
dc.description.resumoLíngua, identidade e aprendiz nem sempre foram conceitos intimamente vinculados. Durante os anos de tradição da corrente estruturalista, na segunda metade do século XX, houve uma separação desses conceitos, tornando-os independentes, sistematizáveis e estáveis. Esta pesquisa pretendeu acompanhar o fluxo teórico do pensamento pós-estruturalista na relação indissolúvel entre identidade, língua, aprendizagem e indivíduos que aprendem e se colocam nesse processo. Situei-me epistemologicamente na seara da Linguística Aplicada, como área fenomenológica que deu suporte fundamental à presente tese, que tencionou compreender o processo de construção de identidade dos aprendizes de português como língua estrangeira de um grupo de 23 jovens africanos francófonos que vieram ao Brasil no ano 2017 para fazer um curso de imersão no marco do Programa de Estudante Convênio de Graduação (chamado de pré-PEC-G). Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, e os elementos de coleta de registros foram as gravações das entrevistas de três simulados do Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras) realizados ao longo do ano letivo mais densa observação participante. A análise foi feita por meio das histórias ou narrativas que os jovens verbalizavam sobre a sua experiência vivenciada em solo brasileiro. O objetivo da pesquisa foi compreender como os jovens se posicionam subjetivamente para narrar seus processos de construção de identidades como aprendizes de português no Brasil. Esse processo de construção foi analisado como um lugar de luta engajado em diversas comunidades de prática com atos de resistência e não participação que geravam ambivalências e contradições nos aprendizes e observou-se uma construção de identidade que era influenciada, também, pelas comunidades imaginadas que os jovens possuíam e criaram no Brasil. Finalmente, observou-se como o imaginário social repercutiu na identificação dos jovens aprendizes em condição de imersão no Brasil. A pesquisa objetivou, também, contribuir como leitura para uma reflexão sobre os processos de aprendizagem de línguas estrangeiras, sob o viés da construção de identidades, com intuito de calçar o chão teórico de pesquisas brasileiras que abraçam o ensino e aprendizagem do português brasileiro como segunda língua ou língua estrangeira.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1406833402007752por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples