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dc.contributor.authorDamas, Helton Luiz Gonçalves
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:35Z
dc.date.available2014-02-14
dc.date.available2016-06-02T19:16:35Z
dc.date.issued2013-02-21
dc.identifier.citationDAMAS, Helton Luiz Gonçalves. Tecnologia educacional e possibilidades construtivistas a partir da percepção dos alunos sobre os processos de aprendizagem no curso superior a distância de tecnologia em gestão de turismo CEFET-RJ / CEDERJ. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1106
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how students from Course of Technology in Tourism Management evaluates the operating platform moodle seeking to prove the relationship between education and technology in accordance with the Critical Theory of Technology from Feenberg. Andrew Feenberg is one of the pioneers of distance education to create a course based on this modality in the 1980s and since then studies the distance education with relation of social studies of science and technology and his research is based on technological constructivism. Thus, the state government of Rio de Janeiro in 2000 created the CEDERJ - Center for Distance Higher Education in Rio de Janeiro - a consortium of six public universities of Rio de Janeiro. Among the courses offered by CEDERJ, can highlight the Course of Technology in Tourism Management, administered by the Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca (CEFET / RJ). Since it is the first half of the course students have difficulties in dealing with learning technologies, and relevant to assess the perceptions that they have on the learning processes and to analyze the possibilities of student participation in the building of moodle platform, molding according to the interests of all actors involved in the course - the governing, teachers and students. As methodology, the work is a case study based on qualitative and quantitative research, data obtained through a questionnaire on line targeted at students from the five centers of the course. After interpretation and data analysis it became clear what was the perception that students have about the learning processes of the course. As a result, we can verify that students have sense evaluative notes relevant to achieving satisfactory with respect to the learning process in which they are inserted and they can constitute social agents capable of modifying educational technology.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento social - ciência, tecnologia e sociedadepor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectTeoria crítica da tecnologiapor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectScience, Technology and societyeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectCritical theory of technologyeng
dc.subjectStudent of distance educationeng
dc.titleTecnologia educacional e possibilidades construtivistas a partir da percepção dos alunos sobre os processos de aprendizagem no curso superior a distância de tecnologia em gestão de turismo - CEFET-RJ / CEDERJpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Kerbauy, Maria Teresa Miceli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4762029784021248por
dc.description.resumoO presente trabalho tem o intuito de analisar como os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo avaliam o funcionamento da plataforma moodle, buscando evidenciar a relação existente entre educação e tecnologia de acordo com a Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg. Andrew Feenberg é considerado um dos precursores da educação a distância (EAD) por criar um curso baseado nessa modalidade na década de 1980 e desde então estuda a EAD a luz dos estudos sociais da ciência e da tecnologia (ESCT), fundamentando suas pesquisas conforme os conceitos estabelecidos pelo construtivismo tecnológico. Assim, o governo do Estado do Rio de Janeiro criou no ano 2000 o CEDERJ Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro um consórcio formado por seis universidades públicas do Rio de Janeiro. Dentre os cursos oferecidos pelo CEDERJ, pode-se destacar o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, administrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Por se tratar do primeiro semestre do curso os alunos apresentam dificuldades em lidar com as tecnologias de ensino, sendo relevante avaliar as percepções que os mesmos possuem sobre os processos de aprendizagem e analisar as possibilidades de participação dos estudantes na construção da plataforma moodle, moldando-a conforme os interesses de todos os atores sociais envolvidos no curso corpo diretivo, docentes e discentes. Como metodologia, o trabalho consiste em um estudo de caso baseado na pesquisa qualiquantitativa, obtendo dados por meio da aplicação de um questionário on line dirigido aos alunos dos cinco polos do curso. Após a interpretação e análise dos dados foi possível evidenciar qual era a percepção que os alunos têm sobre os processos de aprendizagem do curso. Como resultado, pôde-se verificar que os estudantes possuem senso avaliativo satisfatório, conseguindo fazer apontamentos relevantes com relação ao processo de aprendizagem no qual se encontram inseridos e que eles podem se constituir em agentes sociais capazes de modificar a tecnologia educacional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2448723570436658por


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