Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSandre, Orlando Cesar
dc.date.accessioned2019-03-26T15:12:39Z
dc.date.available2019-03-26T15:12:39Z
dc.date.issued2019-01-25
dc.identifier.citationSANDRE, Orlando Cesar. Uma proposta contextualizada para o ensino médio: regressão linear. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11132.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11132
dc.description.abstractThis work has as the main objective the teaching of Linear Regression contextualized to High School students. For this, it was elaborated a plan of teaching unity which has four class plans. The class plans are structured so that the student, through the data provided by the teacher, uses it to the analysis and the creation of tables and charts, determination of the linear regression line equation and the determination of linear correlation. The content which will be used is the High Scholl Statistics and Related Function. It will be presented three sets of data with diferent situations where the Linear Regression can be used. The first one is from a hospital where the data are the number of calls in one day and the average daily temperature. The second situation is in a company where it analyses the production and the number of worked hours. The third situation is an analysis of systolic pressure of women and their age. Like this, we look to show in three di erent situations the use of the Linear Regression, which can be adapted by the teacher according to the daily life of their students.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectRegressão linearpor
dc.subjectMétodo dos mínimos quadradospor
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectLinear regression.eng
dc.subjectThe method of least squareseng
dc.titleUma proposta contextualizada para o ensino médio: regressão linearpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Venezuela, Antonio Luís
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal o ensino da Regressão Linear contextualizado para alunos do Ensino Médio. Para isso, foi elaborado um plano de unidade de ensino que possui quatro planos de aulas. Os planos de aulas são estruturados para que o aluno, através de dados fornecidos pelo professor, os utilize para a análise e criação de tabelas e gráficos, determinação da equação da reta de regressão linear e a determinação da correlação linear. Os conteúdos a serem utilizados são a Estatística do Ensino Médio e Função Afim. Serão apresentados três conjuntos de dados com situações diferentes onde a Regressão Linear pode ser utilizada. A primeira situação é a de um hospital onde os dados são o número de atendimentos no dia e a temperatura média diária. A segunda situação é em uma empresa onde se analisa a produção e o número de horas trabalhadas. A terceira situação é uma analise da pressão sistólica de mulheres e a idade delas. Assim, procuramos mostrar em três situações distintas a utilização da Regressão Linear, que pode ser adaptada por professores de acordo com o cotidiano dos seus alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem