Show simple item record

dc.creatorJanjacomo, Caroline
dc.date.accessioned2019-03-27T13:40:23Z
dc.date.available2019-03-27T13:40:23Z
dc.date.issued2019-02-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11139
dc.description.abstractThis work aims to understand the potential of alterity in the discourses of social propagandadisseminated in a network. For this, we seek to highlight social propaganda as a specific discursive genre - which takes care of propagating socially relevant content - and to reflect about the use of digital media in this type of propaganda campaign. In this way, we rely essentially on Mikhail Bakhtin's studies philosophy of language, interweaving their conceptsto authors who, together with the latter, problematize the figure of the Other in the relations held in the context of cyberspace. Subsequently, we apply the reflections to studies about social propaganda, differentiating this from other parallel communicationals genres. Through these theoretical structures, we deepened the discussion of this genre through the campaign "Ice Bucket Challenge", which, disseminated in the networks of cyberspace, aimed to awaken senses of alterity in contemporary society and developed itself as a response to the relationship between the Self and the Other carried out in this environment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPropaganda socialpor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectResponsividadepor
dc.subjectSocial propagandapor
dc.subjectAlterityeng
dc.subjectCyberspaceeng
dc.subjectResponsivenesseng
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975eng
dc.titleComunicação para alteridade: a propaganda social em rede como responsividade à figura do Outropor
dc.title.alternativeCommunication to otherness: the social propaganda in network as responsiveness to the figure of the Othereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Miotello, Valdemir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131819326282708por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9571378125501020por
dc.description.resumoEste trabalho objetiva compreender o potencial de alteridade nos discursos da propaganda social disseminada em rede. Para tanto, buscamos evidenciar a propaganda social como um gênero discursivo específico - que cuida de propagar conteúdos socialmente relevantes - e refletir sobre o uso das mídias digitais neste tipo de campanha propagandística. Desta forma, nos apoiamos, essencialmente, nos estudos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, entrelaçando seus conceitos a autores que, conjuntamente a esse último, problematizam a figura do Outro nas relações travadas no contexto do ciberespaço. Posteriormente, aplicamos as reflexões aos estudos em torno da propaganda social, diferenciando esta de outros gêneros comunicacionais paralelos. Mediante tais estruturas teóricas, aprofundamos a discussão deste gênero através da campanha "Desafio do Balde de Gelo", que disseminada nas redes do ciberespaço, objetivou despertar sentidos de alteridade na sociedade contemporânea e se desenvolveu como uma resposta à relação entre o Eu e o Outro efetivadas neste meio.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de financiamento 001por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record