Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreire, Veruska Bueno
dc.date.accessioned2019-04-09T00:06:39Z
dc.date.available2019-04-09T00:06:39Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.identifier.citationFREIRE, Veruska Bueno. Uma experiência didática com dobradura de papel e geometria das transformações no plano no ensino de matrizes no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11196.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11196
dc.description.abstractThe main objective of the international project The Klein Project of ICMI-IMU is to bring knowledge and applications of contemporary Mathematics to the enrichment of the knowledge of secondary school teachers, through small articles written in accessible language. This dissertation aims to face the bigger challenge of taking such knowledge into the classroom practice, studying the modern mathematical ideas that are not in the school textbooks in one Klein article about digital images and processing. Concrete teaching material has been constructed for paper-folding activities of a didactical sequence within the curricular content of matrices of secondary school level, with applications in the mathematical language of digital images, then promoting the understanding about the geometry of isometric transformations of plane. The work presents the planning of the sequence and the description of the execution of the lessons in actual classes, following the principles of Lesson Study methodology.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMatrizes e imagem digitalpor
dc.subjectMaterial concreto e geometria das transformaçõespor
dc.subjectProjeto Klein - ICMI-IMUpor
dc.subjectLesson Studyeng
dc.subjectMatrices and digital imageeng
dc.subjectConcrete material and the geometry of transformationseng
dc.subjectThe Klein Project- ICMI-IMUeng
dc.subjectLesson Studyeng
dc.titleUma experiência didática com dobradura de papel e geometria das transformações no plano no ensino de matrizes no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baldin, Yuriko Yamamoto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785562528979416por
dc.description.resumoO projeto internacional The Klein Project da ICMI-IMU tem como objetivo essencial trazer conhecimentos e aplicações da Matemática atual para o enriquecimento do conhecimento do professor do Ensino Médio, através de pequenos artigos escritos em linguagem acessível. Esta dissertação enfrenta o desafio maior de trazer tal conhecimento para a sala de aula, através do estudo das ideias atuais que não estão presentes nas nossas escolas, em um artigo Klein sobre imagens digitais e processamento. Elaborou-se um material concreto de dobradura de papel para uma sequência didática dentro do conteúdo curricular de matrizes para o ensino médio, com aplicações à linguagem matemática da imagem digital de modo a promover uma compreensão sobre a geometria das transformações isométricas no plano. O trabalho apresenta o planejamento das aulas e descrição das realizações em classes, segundo os princípios da Lesson Study - Pesquisa de Aula.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples