Show simple item record

dc.contributor.authorMorais, Rogério de
dc.date.accessioned2019-04-15T12:22:45Z
dc.date.available2019-04-15T12:22:45Z
dc.date.issued2019-03-13
dc.identifier.citationMORAIS, Rogério de. Currículo da vida: contribuições Freireanas para o ensino da Matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11227.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11227
dc.description.abstractThe school curriculum lies in an arena of disputes involving cultural, ideological and power relations and is characterized by its non-neutrality. In this study, the objective was to analyze the potential of intervention and transformation of reality through the teaching practice, in the area of mathematics, of a Freirean critical curriculum. A systematic review on the teaching of mathematics in the EJA was developed, based on a survey of knowledge production in the thesis and dissertation database of CAPES. An action research was started with the students of the project "Readers of the World", in the municipality of Conchas, São Paulo, aiming to construct with them a new curriculum of the teaching of Mathematics, in the Education of Young and Adults, that starts from the contradictions perceived in the moments of dialogue between educator and students and using the theoretical-methodological referential of historical and dialectical materialism mainly through the authors Freire and Caraça. The initial results show that few works have been interested in the theme of confluence between mathematical education, youth and adult education, and the liberating pedagogy of Paulo Freire, and so far research has proved to be fruitful and full of potentialities. scientific knowledge can serve as a fact for the emancipation of the subjects of learning, since it is used to overcome the contradictions of the inhuman reality that mediates the subjects in a gnosiological situation.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação Libertadorapor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectLiberating Educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.titleCurrículo da vida: contribuições Freireanas para o ensino da Matemáticapor
dc.title.alternativeLife curriculum: Freirean contributions to teaching Mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO currículo escolar encontra-se numa arena de disputas envolvendo relações culturais, ideológicas e de poder, e caracteriza-se pela sua não neutralidade. Neste estudo, objetivou-se analisar as potencialidades de intervenção e transformação da realidade através da prática docente, na área de matemática, de um currículo crítico freireano. Desenvolveu-se uma revisão sistemática sobre o ensino de matemática na EJA, a partir de um levantamento de produções do conhecimento no banco de teses e dissertações da CAPES. Iniciou-se uma pesquisa-ação com os alunos do projeto “Leitores de Mundo”, no município de Conchas, São Paulo, objetivando construir com eles um novo currículo do ensino de Matemática, na Educação de Jovens e Adultos, que parta das contradições percebidas nos momentos de diálogo entre educador e educandos, utilizando-se do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético, sobretudo através dos autores Freire e Caraça. Os resultados iniciais demonstram que poucos trabalhos têm se interessado pela temática de confluência entre a educação matemática, educação de jovens e adultos e a pedagogia libertadora de Paulo Freire e, até o momento, a pesquisa tem se mostrado profícua e plena de potencialidades de que o conhecimento científico possa servir de fato para a emancipação dos sujeitos da aprendizagem, desde que utilizado para a superação das contradições da realidade desumana que medeia os sujeitos numa situação gnosiológica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2819930663580875por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record