Show simple item record

dc.contributor.authorPaschoalin, Pamela Cristina Botiglieri
dc.date.accessioned2019-04-17T13:50:50Z
dc.date.available2019-04-17T13:50:50Z
dc.date.issued2019-02-21
dc.identifier.citationPASCHOALIN, Pamela Cristina Botiglieri. Heraldo Marelim Vianna na história da avaliação educacional no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11249.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11249
dc.description.abstractHeraldo Marelim Vianna was an influent researcher in the area of educational evaluation in Brazil, knowed as one of the firts to discuss this theme, and with a very important role in the Carlos Chagas Foundation (FCC), an entity of great importance for the studies on educational evaluation. Because it has a wide production on the subject, this research aims to analyze Heraldo Marelim Vianna’s production relating it with the historical route of educational evaluation in Brasil. The research is a documentary study, in which from the survey, reading and analysis of the author's works, together with interviews with FCC researchers who lived with him, it is intended to draw a line of understanding about the scientific production of Heraldo Marelim Vianna regarding the field of evaluation education in Brazil. A selection of the author’s works was made, and its division between two phases (1970s and 1980s and 1990s) and, based on what was discussed, concluded that during the first phase of his production Vianna dedicated himself to the study of educational measures, selection area and vestibular selection. It was a period in which the demand for access to higher education was growing and in which Vianna would have worked about the emerging need to construct selection instruments. Otherwise, in the second phase of its production, Vianna was conceived to focus on the subject of educational evaluation and its role as instrument for reflection and improvement of education. It was a period in which the educational evaluation, although recommended and inserted in schools, was often not used as an object of reflection and guidance of the educational process. We realized, therefore, that the production of Vianna was having its focus changed according to the demands of each context in wich the author was inserted. Thus, it is expected that the research contributes to the area of education, providing an analysis of the production of reference authors for the field of educational evaluation in Brazil, and relating the moments of the trajectory of educational evaluation in the country.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectHistória da avaliação educacionalpor
dc.subjectHeraldo Marelim Viannapor
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectHistory of educational evaluationeng
dc.titleHeraldo Marelim Vianna na história da avaliação educacional no Brasilpor
dc.title.alternativeHeraldo Marelim Vianna in the history of educational evaluation in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rothen, José Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942510389127549por
dc.description.resumoHeraldo Marelim Vianna foi um influente teórico na área da avaliação educacional no Brasil, reconhecido como um dos pioneiros a tratar do tema, e teve uma atuação relevante na Fundação Carlos Chagas (FCC), entidade de grande importância para os estudos sobre avaliação educacional. Por dispor de uma vasta produção sobre o tema, o presente trabalho busca analisar a produção de Heraldo Marelim Vianna, relacionando-a ao percurso histórico da avaliação educacional no Brasil. A pesquisa constitui um estudo documental, no qual, a partir do levantamento, leitura e análise das obras do autor, juntamente com entrevistas com pesquisadoras da FCC que conviveram com o mesmo, pretende-se traçar uma linha de compreensão sobre a produção científica de Heraldo Marelim Vianna a respeito do campo da avaliação educacional no Brasil. Foi realizada a seleção das obras do autor, e sua divisão em duas fases (décadas de 1970 e 1980 e década de 1990 e anos 2000). Com base no que foi abordado, concluímos que durante a primeira fase de sua produção Vianna dedicou-se ao estudo de medidas educacionais, estando ligado à área de seleção e vestibulares. Foi um período em que a demanda pelo acesso ao ensino superior era crescente e no qual Vianna teria trabalhado a partir da necessidade emergente de construção de instrumentos de seleção. Já na segunda fase de sua produção, foi percebido que Vianna dedicou-se mais ao tema da avaliação educacional e sua função como instrumento para a reflexão e melhoria da educação. Tratou-se de um período em que a avaliação educacional, apesar de ser recomendada e inserida nas escolas, muitas vezes não era utilizada como objeto de reflexão e orientador do processo de educacional. Percebemos, portanto, que a produção de Vianna foi tendo seu foco alterado de acordo com as demandas de cada contexto em que o autor esteve inserido. Dessa forma, é esperado que a pesquisa contribua para a área da educação, proporcionando uma análise da produção de um dos autores de referência para o campo da avaliação educacional no Brasil, e relacionando-a com diferentes momentos da trajetória da avaliação educacional no país.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9572340986196973por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record