Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Ana Carolina Dias de
dc.date.accessioned2019-04-30T15:08:42Zeng
dc.date.available2019-04-30T15:08:42Zeng
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Carolina Dias de. Alfabetização Científica e Tecnológica na formação inicial de professores de química. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11335.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11335por
dc.description.abstractThe Scientific and Technological Literacy (ACT) has been much discussed in Science Teaching and, little by little, is being inserted as a purpose in the curricula of basic education. However, higher education still lacks many studies that favor the inclusion of approaches that promote TCA. Because it is something to be developed throughout the life of the citizens, ACT should be present at all stages of teaching. In higher education, we emphasize the importance of this approach in teacher training courses, undergraduate courses. A student in a bachelor's degree who is unfamiliar with ACT's assumptions and who is not exposed to ways to develop it will hardly be able to promote it with his prospective students, resulting in a chain problem throughout the educational system. Given the relevance of this training, many studies are developed in order to develop strategies for promoting ACT in Science Teaching, such as the Interdisciplinary Island of Rationality (IIR), proposed by Fourez (2005). Taking into consideration the aforementioned notes, we seek, in this work, to make a bibliographical survey to identify aspects necessary in the training of graduates from the ACT perspective. From these aspects, the ACT process indicators were developed for teachers in training, to be considered in the analysis of information obtained through semi-structured interviews with students of the Licentiate in Chemistry course. The purpose of creating these indicators, and using them in the interviews, is to be able to create a parameter that identifies a training of a licentiate to promote ACT. In this work, it was also specially evaluated how an IIR may or may not contribute to training in this sense, and can be used as a teaching strategy in undergraduate courses. The results pointed out that a reflexive formation is fundamental so that we can have graduates qualified to promote ACT, since this type of formation can lead in several actions of the future teachers that involves the aspects indicated in this dissertation as necessary for the promotion of ACT, in addition the IIR was evaluated as a good methodological strategy to favor this reflexive formation and in favor of ACT.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectMetodologia do ensinopor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.titleAlfabetização Científica e Tecnológica na formação inicial de professores de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Milaré, Tathiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155por
dc.description.resumoA Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) vem sendo muito discutida no Ensino de Ciências e, aos poucos, está sendo inserida como propósito nos currículos do ensino básico. No entanto, o ensino superior ainda carece de muitos estudos que propiciem uma inclusão de abordagens que promovam a ACT. Por se tratar de algo a ser desenvolvido durante toda a vida dos cidadãos, a ACT deveria estar presente em todas as etapas de ensino. No ensino superior, destacamos a importância dessa abordagem nos cursos de formação de professores, as licenciaturas. Um estudante de um curso de licenciatura que não conheça os pressupostos da ACT, e que não seja exposto a maneiras de desenvolvê-la, dificilmente conseguirá promovê-la com seus futuros alunos, o que acarreta um problema em cadeia em todo o sistema educacional. Diante da relevância dessa formação, muitos estudos são desenvolvidos em busca de estratégias para que possamos promover a ACT no Ensino de Ciências como, por exemplo, a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), proposta por Fourez (2005). Levando em consideração os apontamentos supracitados, buscamos, neste trabalho, fazer um levantamento bibliográfico para identificar aspectos necessários na formação de licenciandos na perspectiva da ACT. A partir desses aspectos, foram elaboradas categorias norteadoras do processo de ACT para professores em formação, a serem consideradas na análise das informações obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Licenciatura em Química. O propósito de criar essas categorias norteadoras, e utilizá-las nas entrevistas, é poder criar um parâmetro que identifique uma formação de um licenciando para promover a ACT. Os resultados apontaram que uma formação reflexiva é fundamental para que possamos ter licenciandos capacitados em promover a ACT, pois este tipo de formação pode acarretar em diversas ações dos futuros professores que envolvem as categorias norteadoras indicadas nesta dissertação como necessárias à promoção da ACT.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6307262361237057por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record