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dc.contributor.authorZambon, Sueli Aparecida
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:40Z
dc.date.available2014-08-05
dc.date.available2016-06-02T19:16:40Z
dc.date.issued2014-02-26
dc.identifier.citationZAMBON, Sueli Aparecida. Educação empreendedora: análise dos temas abordados no ensino fundamental, médio e superior. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1133
dc.description.abstractAlthough many efforts have been made to the spread and consolidation of an education that develops individuals more entrepreneurial, there is no consensus or objective guidelines in the literature regarding the topics that should be part of entrepreneurial education, or skills that must be developed. This research aims to seek a better understanding as to the themes and skills that comprise the Entrepreneurial Education. A set of representative experiments of entrepreneurship education was observed in the subjects and skills covered. Data were organized in a form, enabling the identification and comparison of trends by type of education - primary, secondary and higher education, and courses with no relationship with formal education. The results indicate that in elementary school the focus is on Entrepreneurial Behavior. In secondary school, there is a less marked trend in Entrepreneurial Behavior. In Brazilian higher education, there is a balance between the business group and the Entrepreneurial Behavior. In the experiences in higher education abroad, the trend is on Entrepreneurial Behavior. In courses with no ties to formal education has not been possible to identify a conclusive trend, although a greater number of issues have been cited in Business group. Considering all experiments, regardless of the stage or type of education in the Entrepreneurial Behavior group, the most frequently cited issues were Network Relationships, Creativity, and Autonomy. In the business group, the most cited topics were Marketing, Business Plans and Financial Planning. This research helped to provide a better understanding as to the themes and skills that comprise the Entrepreneurial Education, systematizing data, enabling comparisons and identifying trends and the most frequently cited issues in primary, secondary and higher education, and in courses with no relationship with formal education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEducação empreendedorapor
dc.subjectEstimulando atividades para o empreendedorismopor
dc.subjectComportamento empreendedorpor
dc.subjectConhecimento e habilidades nos negóciospor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectEntrepreneurial educationeng
dc.subjectStimulating activities for entrepreneurshipeng
dc.subjectEntrepreneurial behavioreng
dc.subjectKnowledge and skills in businesseng
dc.titleEducação empreendedora: análise dos temas abordados no ensino fundamental, médio e superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferrari Júnior, Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1581806209106850por
dc.description.resumoEmbora muitos esforços venham sendo envidados para a difusão e consolidação de uma educação que desenvolva indivíduos mais empreendedores, não há consenso ou diretrizes objetivas na literatura quanto aos temas que devem fazer parte da educação empreendedora, ou das competências que devem ser desenvolvidas. Esta pesquisa tem por objetivo buscar uma melhor compreensão quanto aos temas e competências que compõem a Educação Empreendedora. Um conjunto de experiências representativas da educação empreendedora foi observado em relação aos temas e competências abordados. Dados foram sistematizados em um formulário, visando possibilitar a identificação e comparação de tendências por modalidade de ensino - ensino fundamental, médio, superior e cursos sem vínculo com a educação formal. Os resultados obtidos indicam que no Ensino Fundamental o foco é no Comportamento Empreendedor. No Ensino Médio, há uma tendência menos acentuada no Comportamento Empreendedor. No Ensino Superior brasileiro, há um equilíbrio entre o grupo Negócios e o grupo Comportamento Empreendedor; nas experiências no Ensino Superior do exterior, a tendência é no Comportamento Empreendedor. Nos cursos sem vínculo com a educação formal não foi possível identificar uma tendência conclusiva, embora um número maior de temas tenha sido citado no grupo Negócios. Se considerarmos todas as experiências, independente da modalidade de ensino, no grupo Comportamento Empreendedor os temas mais citados foram Rede de Relacionamentos, Criatividade e Autonomia. No grupo Negócios os temas mais citados foram Marketing, Planos de Negócios e Planejamento Financeiro. Esta pesquisa contribuiu ao proporcionar uma melhor compreensão quanto aos temas e competências que compõem a Educação Empreendedora, sistematizando dados, possibilitando comparações e identificando tendências e temas mais citados nas modalidades de ensino fundamental, médio, superior e cursos sem vínculo com a educação formal.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6782333667763612por


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