Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGuariglia, Carlos Eduardo
dc.date.accessioned2019-06-04T12:50:10Z
dc.date.available2019-06-04T12:50:10Z
dc.date.issued2019-03-07
dc.identifier.citationGUARIGLIA, Carlos Eduardo. Atividades práticas para a física no ensino fundamental por meio de desafios: proposta de material de apoio ao professor. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11455.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11455
dc.description.abstractAccording to Vygotsky's theory of learning, social relations are essential in the development of higher psychological functions. For him, it is through the guided relations with the world that the individual internalizes the knowledge and starts to develop such functions. Therefore, in his conception, group activities, or those in which the individual relates to others, are of great importance in cognitive development and learning. Moreover, in the search for a more focused physics teaching in the investigation and practical application of the concepts, we developed a sequence of activities seeking to privilege these aspects in the teaching-learning process. This work aims to present the development and study of a manual for the application of a sequence of activities, called "Creativity Challenges". These are composed of activities that aim to go beyond the theoretical contents traditionally addressed, seeking to promote the development of social-emotional skills, through constructions of prototypes and practices that involve experimentation and research.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectAtividades Práticaspor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectPhysics Teachingpor
dc.subjectPractical Activitiespor
dc.subjectExperimentationpor
dc.titleAtividades práticas para a física no ensino fundamental por meio de desafios: proposta de material de apoio ao professorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Keila Marinho da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.contributor.advisor-co1SILVA, ADRIANA OLIVEIRA DELGADO DA
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707979913713089por
dc.description.resumoSegundo a teoria da aprendizagem de Vygotsky, as relações sociais são essenciais no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Para ele, é através das relações mediadas com o mundo que o indivíduo interioriza o conhecimento e passa a desenvolver tais funções. Portanto, na sua concepção, atividades em grupo, ou aquelas em que o indivíduo se relacione com outros, têm grande importância no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado. Ademais, na busca por um ensino de física mais focado na investigação e aplicação prática dos conceitos, desenvolvemos uma sequência de atividades buscando privilegiar esses aspectos no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve por objetivo apresentar o desenvolvimento e o estudo de um manual para a aplicação de uma sequência de atividades, chamados de “Desafios de Criatividade”. Esses são constituídos de atividades que visam ir além dos conteúdos teóricos tradicionalmente abordados, buscando oportunizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, por meio de construções de protótipos e práticas que envolvam experimentação e investigação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2852149939807393por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples