Show simple item record

dc.contributor.authorRosa, Mariana Guidetti
dc.date.accessioned2019-07-19T18:41:28Z
dc.date.available2019-07-19T18:41:28Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.citationROSA, Mariana Guidetti. Sororidade e empoderamento: uma análise do discurso feminista no Facebook. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11549.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11549
dc.description.abstractThe feminism, as well as circulating in other spheres of communication, is a subject that has been discussed mainly on the web; it is possible to notice a growing circulation of texts about the referred movement in different websites, blogs and social networks. The feminist pages on the social network Facebook have an increasing number of followers every day. Based on the questioning about the different meanings that circulate on the web and with the aim of understanding how feminist discourse manifests itself in two feminist pages on Facebook ("Empodere Duas Mulheres" and "Não me Kahlo", each of both with approximately 1 million followers and many shares) we intend to analyze in this study a selection of feminist texts containing the words sisterhood and empowerment, culled as the corpus of the research. The choice of the Facebook medium is due to the fact that research needs to be developed to deal with the new textual modalities of the web, which emerged due to the development of new communication technologies at the end of the 20th century (Maingueneau, 2015). This Master's dissertation is theoretically and methodologically anchored in Michel Pêcheux's French Discourse Analysis and the theories of hypergenrer and scenography proposed by Dominique Maingueneau. We analyze the different meanings that circulate in the multimodal texts that have the two words (sisterhood and empowerment) of two pages of the social network Facebook: "Empodere Duas Mulheres" and "Não me Kahlo", having as an interpretative hypothesis that there are different discursive formations. In order to prove this hypothesis, we first verify how the texts selected for the analyzes from certain courses (Maingueneau, 2015) and inscription in certain discursive formations (Maingueneau, 2015) are inscribed in the hypergenrer (Maingueneau, 2015). The analysis will be based on the recognition of the different scenographies and how they are mobilized; in the sequence, how the interdiscourse breaks in the texts chosen for analysis. Finally, through unexpected courses (Maingueneau, 2015), it will be possible to make explicit the unforeseen relations and contradictions within a discursive formation, to measure the dispersion and to explore the dissemination of the senses of the chosen words. After the analysis, we intend to describe the functioning of the medium and clarify how the elements of coercion, responsible for determining and restricting the discursive functioning of the multimodal texts, allow the dissemination and construction of the present discourses.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectHipergêneropor
dc.subjectCenografiapor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectScenographyeng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectHypergenrereng
dc.titleSororidade e empoderamento: uma análise do discurso feminista no Facebookpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baronas, Roberto Leiser
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613001301744682por
dc.description.resumoO feminismo além de circular em outras esferas de comunicação tem sido um assunto a ser comentado e discutido principalmente na web; é possível notar uma maior circulação de textos sobre o movimento em diferentes sites, blogs e redes sociais. As páginas feministas na rede social Facebook conquistam um número maior de seguidores a cada dia. A partir de questionamentos acerca dos diferentes sentidos que circulam na web, e com o objetivo de compreender como o discurso feminista se manifesta em duas páginas feministas do Facebook ("Empodere duas mulheres" e "Não me Kahlo", ambas com aproximadamente 1 milhão de seguidores e muitos compartilhamentos), propõe-se analisar nesta dissertação textos feministas selecionados para o corpus da pesquisa e que possuam as lexias sororidade e empoderamento. A escolha pelo mídium Facebook se deve ao fato da necessidade do surgimento de pesquisas que tratam as novas modalidades textuais da web, que surgiram graças ao desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação no final do século XX (Maingueneau, 2015). A presente dissertação de Mestrado está ancorada teórico-metodologicamente na Análise do Discurso de orientação francesa de Michel Pêcheux e nas teorias sobre hipergênero e cenografia propostas por Dominique Maingueneau. Analisam-se os diferentes sentidos que circulam nos textos multimodais que possuem as duas lexias (sororidade e empoderamento) de duas páginas da rede social Facebook: "Empodere duas Mulheres" e "Não me Kahlo", tendo como hipótese interpretativa que há diferentes formações discursivas. Para que se possa comprovar essa hipótese, inicialmente, verificar-se-á como os textos eleitos para as análises a partir de determinados percursos (Maingueneau, 2015) e inscrição em determinadas formações discursivas (Maingueneau, 2015) se inscrevem no hipergênero (Maingueneau, 2015). A análise pautar-se-á no reconhecimento das diferentes cenografias e como as mesmas são mobilizadas; na sequência, como o interdiscurso irrompe nos textos escolhidos para análise. Por meio dos percursos inesperados (Maingueneau, 2015), será possível explicitar as relações imprevistas e contradições existentes no interior de uma formação discursiva, medir a dispersão e explorar a disseminação dos sentidos das lexias escolhidas. Por fim, descreve-se o funcionamento do mídium a fim de esclarecer como os elementos de coerção, responsáveis por determinar e restringir o funcionamento discursivo dos textos multimodais, permitem a disseminação e construção dos discursos ali presentes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 133949/2018-4por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3830752415753708por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record