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dc.contributor.authorBrandão, Maicom Sergio
dc.date.accessioned2019-08-08T19:40:55Z
dc.date.available2019-08-08T19:40:55Z
dc.date.issued2019-02-22
dc.identifier.citationBRANDÃO, Maicom Sergio. Cadeias de suprimentos de produtos de luxo: proposta de estruturação da literatura e avaliação do valor do lead time. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11660.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11660
dc.description.abstractThe present study aims to value lead time in a luxury product supply chain. Lead time could be seen as an important element in a responsive supply chain strategy while responsiveness is the ability of reacting to unexpected changes in demand in order to reduce stock-outs, obsolescence and promotions in the most efficient way. Thus, first of all, we searched for empirical and theoretical evidences that responsiveness is an important strategy to supply chain management applied to luxury products. In theoretical domains, we conducted a systematic literature review that revealed that responsiveness is an important strategy to meet the critical success factors of luxury industry and affects supply chain configurations, in special, actors, group of products, location and outsourcing level. In empirical side, we conducted an action-research that showed that lead time is an important variable when demand uncertainty is high and it is related to operational costs as inventory, transportation and lost sales. To value lead time, we expanded the original model created by Blackburn (2012) in which the central element is the MVT, i.e. the marginal value of time that represents the variation in inventory costs per unit when occurs a variation in lead time. We added elements of supply chain management applied to luxury products in the original model and applied it in a real case. The results showed that MVT is high to luxury products comparing to functional ones. Finally, MVT can be used as a tool to help in decision-making process in themes of supply chain management such as manufacturing/vendor/distribution location or logistical choices.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGestão da cadeia de suprimentospor
dc.subjectRedução do lead timepor
dc.subjectProdutos de luxopor
dc.subjectSupply chain managementeng
dc.subjectLead time reductioneng
dc.subjectLuxury productseng
dc.titleCadeias de suprimentos de produtos de luxo: proposta de estruturação da literatura e avaliação do valor do lead timepor
dc.title.alternativeLuxury supply chains: proposal of literature framework and lead time valuationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Godinho Filho, Moacir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136685270563354por
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é avaliar o valor do lead time na gestão da cadeia de suprimentos de produtos de luxo, sendo o lead time uma métrica central da responsividade. Do ponto de vista conceitual/teórico, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que demonstrou que a responsividade é um objetivo importante para o atendimento dos requisitos de sucesso da indústria de luxo, bem como contribui para configurar a cadeia de suprimentos em termo de seus atores, grupo de produtos, localização e nível de terceirização. Do ponto de vista empírico, realizou-se uma pesquisa-ação que demostrou que o lead time influencia as operações de suprimentos de produtos de luxo, principalmente porque a alta variabilidade da demanda gera constantes interrupções do fornecimento e os esforços para o atendimento dessa demanda podem impactar nos custos logísticos, de estoques ou em vendas perdidas. Para a avaliação da redução do lead time, utilizou-se o método de modelagem e simulação a partir da expansão do modelo de avaliação proposto por Blackburn (2012) cujo elemento central é o valor marginal do tempo (MVT – marginal value of time), que é a variação no custo unitário do produto no estoque pela variação unitária do lead time, e da inclusão de elementos específicos das operações de suprimentos de produtos de luxo. O modelo expandido foi aplicado em um caso real e os resultados obtidos mostraram que o MVT possui valor alto para produtos de luxo, indicando maior peso do lead time para esse tipo de produto em comparação a produtos funcionais, o que pode contribuir para a decisões em cenários que envolvam, por exemplo, o posicionamento de elos da cadeia ou a escolha de modais de transporte.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6709066592331133por


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