dc.contributor.author | Muñoz, Maria Cristina Muñoz | |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T12:59:35Z | |
dc.date.available | 2019-09-06T12:59:35Z | |
dc.date.issued | 2019-05-31 | |
dc.identifier.citation | MUÑOZ, Maria Cristina Muñoz. Análise da implementação do Programa Saúde na Escola em um município do Estado de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11783. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11783 | |
dc.description.abstract | The family health teams have as guidelines to establish a close relationship with the
population of the regions where they work and together with the education teams in
the implementation of the Health in School Program (PSE), can strengthen the union
between these two important sectors, concretizing the principle of intersectoriality in
the Unified Health System. This research had as general objective to analyze the
implementation of the PSE in a municipality of the interior of the state of São Paulo.
And as specific objectives, identify the actions of the PSE in the School implemented
by the teams of family health and education and analyze the perceptions of health
professionals and education regarding the process of implementation of the PSE. It is
a study of the identification of actions and perceptions about a given practice, using
the precepts of qualitative research. The subjects of the study were 16 health and
education professionals in a municipality of the interior of the state of São Paulo. For
data collection, we used a documentary survey and individual interviews with
professionals through a semi-structured interview script. For the data analysis, the
Bardin, content analysis was used, by means of which the following thematic
categories were formulated: actions developed in the PSE, the meaning of health
promotion in the school, the importance of the PSE and the intersectoriality.In the
PSE the results of the research indicate that in most situations, the school seems to
open the space so that the health team can carry out actions with students that are
already determined by the health sector. There is a consensus on the good
relationship that they affirmed to exist between both sectors, but the statements of
the professionals also showed that there is a certain role of the health sector as a
precursor of the initiatives of the actions implemented in the PSE. To what can be
apprehended, there seems to be an easy communication between health and
education, but it does not indicate a complete integration, since the health sector
already has a previous programming of the actions to be implemented in the school. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Saúde | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Saúde da família | por |
dc.subject | Intersetorialidade | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Health | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Family health | eng |
dc.subject | Intersectoriality | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Análise da implementação do Programa Saúde na Escola em um município do Estado de São Paulo | por |
dc.title.alternative | Analysis of the implementation of the Health at School Program in a municipality in the state of São Paulo | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Cássia Irene Spinelli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4246837549578145 | por |
dc.description.resumo | As equipes de saúde da família têm como diretriz estabelecer uma estreita relação
com a população das regiões onde atuam e em conjunto com as equipes de
educação, na implementação do Programa Saúde na Escola (PSE), podem
fortalecer a união entre estes dois importantes setores, concretizando o princípio da
intersetorialidade no Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa teve como objetivo
geral analisar a implementação do PSE em um município do interior do estado de
São Paulo. E como objetivos específicos, identificar as ações do PSE
implementadas pelas equipes de saúde da família e equipes da educação e analisar
as percepções dos profissionais da saúde e da educação com relação ao processo
de implementação do PSE. Trata-se de um estudo de identificação de ações e
percepções sobre determinada prática, utilizando os preceitos da pesquisa
qualitativa. Os sujeitos do estudo foram 16 profissionais da saúde e da educação de
um município do interior do estado de São Paulo. Para coleta de dados, utilizou-se
levantamento documental e entrevistas individuais com os profissionais por meio de
um roteiro de entrevista semiestruturado. Na análise dos dados, foi utilizada a
análise de conteúdo de Bardin, por meio da qual foram formuladas as seguintes
categorias temáticas: ações desenvolvidas no PSE, o significado de promoção da
saúde na escola, a importância do PSE e a intersetorialidade no PSE.Os resultados
da pesquisa apontam que na maioria das situações, a escola parece abrir o espaço
para que a equipe de saúde possa realizar ações com os alunos que já estão
determinadas pelo setor saúde. É consenso entre os profissionais a boa relação que
afirmaram existir entre ambos setores, mas as falas analisadas mostraram também
que existe um certo protagonismo do setor da saúde como precursor das iniciativas
das ações implementadas no PSE. Ao que se pode apreender, parece haver uma
fácil comunicação entre os setores da saúde e educação, porém, não se aponta uma
completa integração, pois o setor saúde já possui uma programação prévia das
ações a serem implementadas na escola. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6176506086862975 | por |