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dc.contributor.authorSilva, Carla Campos Batista da
dc.date.accessioned2019-09-10T19:54:52Z
dc.date.available2019-09-10T19:54:52Z
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.citationSILVA, Carla Campos Batista da. Kant e a educação para moral: um exercício da liberdade. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11820.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11820
dc.description.abstractOur dissertation intends to investigate as main object the conception of education for morality of Immanuel Kant, from research on education and its stages. In order to analyze in detail our purpose, the research had in mind the moral notion of the author, since it indicates that the purpose of education is, ultimately, the development of the human being for morality, for the purpose of perfecting humanity. As for Kant the notion of morality is based on the full development of reason, it became important to discuss how our author understands reason and its relation to autonomy and freedom, since this relation culminates in the purpose of morality and with the ultimate end of the human species. Culminated with an analysis of education which aims at forming persons capable of making full use of their reason, who may freely choose to act under the commandments of a rational, objective and universal law which is equally valid at any time and free from any inclination, that is, acting autonomously.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804por
dc.subjectEducationeng
dc.titleKant e a educação para moral: um exercício da liberdadepor
dc.title.alternativeKant and moral education: an exercise of freedomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Maamari, Adriana Mattar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707827597161294por
dc.description.resumoNossa dissertação pretende investigar como objeto principal a concepção de educação para moral de Immanuel Kant, a partir da pesquisa sobre a educação e seus estágios. Para analisarmos pormenorizadamente nosso objetivo, a pesquisa teve em vista a noção moral do autor, pois o mesmo indica que o propósito da educação é, em última instância, o desenvolvimento do ser humano para a moralidade, com a finalidade do aperfeiçoamento da humanidade. Como para Kant a noção de moralidade tem como fundamento o desenvolvimento pleno da razão, fez-se importante a discussão acerca de como nosso autor compreende a razão e sua relação com a autonomia e a liberdade, pois esta relação culmina na finalidade da moral e com o fim último da espécie humana. Culminado com análise da educação que tem em vista formar pessoas capazes de fazer uso pleno de sua razão, que possam escolher livremente agir sob os mandamentos de uma lei racional, objetiva e universal, que seja igualmente válida em qualquer ocasião e isenta de qualquer inclinação, ou seja, agir de forma autônoma.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6623739056952083por


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